28/07/2017 16h34

Festas caipiras animam Iases

O clima de São João contagiou as unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). Comidas típicas, quadrilhas, brincadeiras embalaram os “arraiás”, que teve adolescente e servidor vestidos a caráter.

Ainda em junho, a Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) fez a sua comemoração. Além da participação da equipe técnica, os familiares dos adolescentes também puderam comparecer, ajudando nos preparativos da festa. Toda a decoração e convite foram preparados pelos socioeducandos em aulas de Artes e, no dia, dança e comidas típicas, como pipoca doce, canjica, caldo verde, canjiquinha e cachorro quente, fizeram a animação do local.

Na primeira semana deste mês, acauteladas na Unidade Feminina de Internação (Ufi) aproveitaram o momento festivo para celebrarem. Elas também puderam desfrutar de comes e bebes oferecidos por servidores da unidade e por professores Secretaria de Estado da Educação (Sedu). Teve canjica, bolos diversos e milho verde.

Na mesma semana, em uma festa que aconteceu durante três dias, a Unidade de Internação Norte (Unis Norte), localizada em Linhares, comemorou em grande estilo. Por meio de parceiros, o “arraiá” teve música ao vivo, comida típica, caldo verde – feito com mandioca plantada e colhida pelos próprios adolescentes na unidade –, cachorro quente, bolo e cocada. Além disso, aconteceu um concurso de forró, pescaria, pula-pula e a típica dança de quadrilha seguida de um teatro, encenando o casamento na roça. Os adolescentes ajudaram na decoração e estavam vestidos a caráter em todos os dias de festa de cada turma. As famílias também puderam comparecer.

A Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte), que fica ao lado da Unis Norte, também não ficou de fora da comemoração. Com iniciativa da equipe técnica e pedagogos, tanto os adolescentes quanto os servidores se vestiram a caráter para celebrar a data, dançar a famosa quadrilha, compartilhar comidas típicas e brincadeiras, os familiares puderam se juntar aos adolescentes e participar do momento.

A sede administrativa do Iases também entrou no clima de São João. Em uma ação colaborativa e partilhada, os setores puderam se integrar e se deliciar com as comidas típicas da data.

As Casas de Semiliberdade da Serra e de Vila Velha também realizam a famosa festa. Teve comidas típicas, participação da família dos adolescentes e a tradicional dança de quadrilha, com servidores vestidos a caráter.

A Unidade de Internação Provisória I (Unip I), por meio de uma ação conjunta, aproveitou a data para comemorar e se despedir da servidora Rosangela Shimidel, que tem 37 anos de trabalho no Iases e irá se aposentar. A festa contou com comidas típicas, cuscuz, canjica, cachorro quente, refrigerante e brincadeiras alusivas à data.

Já a Unidade de Internação Provisória II (Unip II) está comemorando a data por meio de brincadeiras e concurso de dança que garante aos vencedores chocolate como prêmio, além de um lanche especial oferecido a todos os adolescentes. As meninas da Ufi também entraram na brincadeira, e puderam dançar e brincar.

Encerrando os “arraiás”, a Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) fez a festa com a presença dos professos, equipe técnica, agentes e representantes das unidades socioeducativas do Conjunto de Cariacica e familiares dos adolescentes. A decoração do espaço foi feita pelos próprios adolescentes, que vieram trabalhando a temática e preparando tudo durante a semana.

Em junho, outras duas unidades também comemoraram a tradicional data. A festa da Unidade de Internação Sul (Unis Sul), localizada em Cachoeiro de Itapemirim, teve a participação de professores da Sedu, servidores do Iases, socioeducandos e seus familiares.

Já no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) aconteceram danças, decoração do espaço pedagógico e comidas típicas. Entre as atividades, esteve uma competição de dança, em que os jurados foram professores da Sedu e servidores da unidade.

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação do Iases

Marina Frossard

Tel: (27) 3636-5484

marina.frossard@iases.es.gov.br

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard