A Casa de Semiliberdade do município de Vila Velha do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) desenvolveu uma programação especial de férias voltada à promoção do lazer, da convivência social e da formação cultural dos socioeducandos. De acordo com a gerente da Unidade, Renata da Costa Santos, a iniciativa buscou proporcionar momentos significativos, capazes de gerar memórias positivas e incentivar novos hábitos.
Entre as ações realizadas, a visita ao ponto turístico do Grande Buda de Ibiraçu se destacou pela articulação entre cultura, contemplação e aprendizado. A pedagoga da Unidade, Rosilene Lameira dos Santos, explicou que durante o passeio, foram abordados conteúdos relacionados à geografia, história, cultura e química, a partir da observação dos elementos que compõem o monumento e sua simbologia.
Para tornar o aprendizado mais dinâmico e atrativo, foram realizadas brincadeiras lúdicas, como perguntas sobre características da estátua do Grande Buda, além da atividade denominada “Loteria da Sorte”, com questões voltadas à fixação do conteúdo trabalhado. “Abordamos temas como valorização da cultura, aspectos geográficos do estado e até elementos químicos envolvidos na construção do monumento. A atividade foi muito bem aceita e os adolescentes conseguiram assimilar o conteúdo de forma leve e prazerosa”, avaliou a pedagoga.
A programação de férias também incluiu visita à praia de Setiba, que funcionou como um exercício de convivência social em espaço público. A ação reforçou comportamentos de respeito, responsabilidade e autocontrole, além de proporcionar contato com a natureza e estimular valores de pertencimento e cuidado.
Os socioeducandos estiveram, ainda, na Vila do Papai Noel, no Parque da Prainha, em Vila Velha, onde puderam revisitar um universo lúdico que remete à infância. No local, participaram do passeio na roda-gigante que, para além do entretenimento, ofereceu uma visão panorâmica da cidade. “Ver a cidade de cima simboliza novas possibilidades, amplia o olhar dos adolescentes para o futuro e proporciona sensação de liberdade e movimento — elementos que dialogam com o processo socioeducativo”, explicou Renata da Costa Santos.
Ainda segundo a gerente da Unidade, essas ações cumprem um papel essencial no processo socioeducativo. “O objetivo é possibilitar o acesso ao lazer e às atividades culturais, permitindo que o socioeducando experimente vivências que, muitas vezes, não fazem parte do seu cotidiano e possam ser retomadas no futuro ao lado de amigos e familiares”, concluiu.
Texto: Rafaela Salvador
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial