Mais um dia de visitas na Unidade de Internação Norte (Unis Norte) e dessa vez, os parentes não só levaram presentes, mas também receberam. Ao todo 50 famílias de socioeducandos estiveram, no último domingo (11), na Unidade do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), em Linhares, e ganharam um kit horta, com itens cultivados pelos próprios adolescentes.
Divididos em dois grupos, sendo um pela manhã e outro à tarde, os familiares foram presenteados com kits contendo cebolinha, salsa, beterraba, cenoura, couve e coentro. “Em breve teremos colheita de jiló, alface, aipim e berinjela”, informou o gerente da Unidade, Sérgio Durão.
Durante a visita, cinco famílias foram escolhidas para conhecerem de perto os canteiros onde são cultivados as verduras e os legumes. “Neste momento, os adolescentes explicaram todo o processo de cultivo das hortaliças, desde a preparação da mistura do esterco, a irrigação até o manejo das verduras e legumes”, disse o gerente.
O responsável pela Unis Norte explicou que para a manutenção da horta, os adolescentes são acompanhados pelo agente socioeducativo Mário Jorge Silva Rodrigues e por um colaborador da Sejus. “O cuidado da horta é de responsabilidade de seis socioeducandos que estão na fase conclusiva. Eventualmente, eles são auxiliados, por mais oito adolescentes que cumprem medida na fase intermediária e inicial”, afirmou.
JuventudES Emergencial
A ideia do projeto surgiu depois que a Secretaria de Direitos Humanos (Sedh) percebeu que grupos de jovens em todo Estado têm se mobilizado para articular e organizar diferentes formas de contribuir com seus territórios durante a pandemia: distribuição de cestas básicas, de materiais de higiene e limpeza, crédito em bancos comunitários, redes de trocas de experiências e compartilhamentos de informações, entre outras ações.
Essa participação solidária mostra a necessidade e a força de atuação das juventudes, assim como ressalta sua liderança nas comunidades em momentos de dificuldades.
Confira os projetos selecionados por eixo:
Programa Estado Presente em Defesa da Vida
O Projeto JuventudES Emergencial está no eixo de Proteção Social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Tem como objetivo minimizar os impactos sociais e econômicos decorrentes da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), por meio da promoção da autonomia juvenil, e é executado como parte do projeto “Estado Presente: Segurança Cidadã”, em uma parceria entre o Governo do Estado do Espírito Santo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O Programa Estado Presente em Defesa da Vida tem como objetivo reduzir os índices de violência e criminalidade, com foco especialmente em crimes letais, além de reduzir a vulnerabilidade da juventude à violência. Ele foi retomado no início de 2019 com o eixo policial e, em setembro do mesmo ano, foi lançado o eixo de Proteção Social.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br