17/02/2017 17h39

Familiares dos jovens do Iases ganham mais espaço em unidades

Por entender e reconhecer a importância da presença da família no processo de socioeducação, gerentes e equipes técnicas das unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) estão, a cada dia, humanizando os espaços e criando oportunidades para que pais, avós, cônjuges e filhos estejam mais presentes na rotina e nas atividades pedagógicas dos jovens.

A Unidade de Internação Norte (Unis Norte), em Linhares, passou a contar com a criação de alguns animais por meio de doações. Foram doados patos, galinhas, marrecos, perus, porquinhos da Índia, coelhos e carneiros. O ambiente agora se tornou o principal local onde os internos e familiares passam o tempo das visitas.

“O que nós almejamos com essa pequena ‘fazendinha’ é promover a ressocialização e o sentimento de e afetividade entre familiares e os adolescentes. Além disso, queremos despertar nos jovens o cuidado e o zelo com os animais. Com o novo espaço, eles têm um ambiente humanizado para relacionamento”, disse o gerente da Unis Norte, Sérgio Durão.

Na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), localizada em Vila Velha, as famílias participaram do planejamento do ano de 2017 juntamente com os adolescentes. Além disso, eles também estão sendo convidados a participar de palestras e atividades pedagógicas dentro da unidade.

Já na Casa de Semiliberdade da Serra, os gestores realizaram no mês de janeiro uma reunião com a presença de mães, avós e irmãs para discutirem o objetivo da medida socioeducativa na ressocialização do jovem, as possibilidades junto à rede psicossocial e a importância da adoção de posturas claras e firmes. Outro ponto discutido foi a transparência na comunicação entre parentes e equipe técnica, além da disponibilidade da comunidade socioeducativa enquanto ponto de apoio.

A equipe técnica e a gerência da Unidade de Internação Provisória II (Unip II) também realizaram um encontro em que levantaram as propostas de inclusão familiar nas reuniões de avaliações dos adolescentes. Para 2017, o objetivo é que os pais e os responsáveis pelos jovens possam interagir mais no processo de evolução dos filhos e nas atividades realizadas por eles.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases

Marina Frossard

Tel: (27) 3636-5484

marina.frossard@iases.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard