25/08/2017 10h20 - Atualizado em 25/08/2017 11h43

Fames realiza aula inaugural no CSE

“Estava ansioso para vir para cá. A música é transformadora na vida da gente, mas ela só transforma para o bem. Espero que tenhamos uma troca de energia muito boa. Recebo vocês com muito carinho”. Com estas palavras, o professor da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) Darlon Luiz Vacari encerrou a aula inaugural de música realizada no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).

No dia seguinte à cerimônia, realizada no último dia 14 e que já contou com apresentação musical de socioeducandos e do professor, a equipe fez o planejamento das aulas e, nesta semana, os estudos, efetivamente, começaram.

A parceria que tornou possível as aulas de música envolve também a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do ES (Fapes).

“Agradeço às equipes da Sedh, da Fames e da Fapes por nos auxiliarem na implementação de atividades que vão assegurar que a arte, a cultura e a música se façam presentes no universo socioeducativo. Espero que os adolescentes tirem o máximo proveito e que esses instrumentos ajudem a cada um a olhar para dentro de si, renovando o compromisso de serem pessoas de bem”, disse a diretora Socioeducativa do Iases, Cláudia Faquinote.

Esta é a terceira unidade do Iases que já está realizando aulas de música por meio desta parceria, que já teve início da Unidade de Internação (Unis) e na Unidade de Internação Provisória I (Unip I). Além delas, a Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) e as regionais do Norte, em Linhares, e Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, também terão musicalização, com aulas inaugurais pré-agendadas para os dias 1º, 4 e 13 de setembro, respectivamente.

“A música estimula a criatividade, o senso de equipe e de união. Ela já me ajudou muito e esteve presente em todos os momentos bons da minha vida, espero que ela traga boas memórias para vocês. Agarrem esta oportunidade”, falou o assessor especial da Sedh José Roberto Santos Neves.

Marina Frossard

marina.frossard@iases.es.gov.br