29/11/2019 16h05 - Atualizado em 29/11/2019 16h09

Exposição apresenta releitura de obras de artista plástica nas unidades do norte do Estado

Por meio da releitura das obras, os adolescentes resgataram aspectos do cotidiano da população negra em solo capixaba.

Nessa terça-feira (26), as unidades socioeducativas do norte do Estado realizaram uma exposição com releituras das obras da artista plástica capixaba Nice Avanza. A mostra aconteceu na quadra das Unidades de Internação e Internação Provisória Norte (Unis e Unip Norte), em Linhares, em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, lembrado no dia 20 de novembro.

Por meio da releitura das obras, os adolescentes resgataram aspectos do cotidiano da população negra em solo capixaba. Representantes da Seccional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (SERLIHGES) também estiveram presentes no evento e palestraram sobre a história do município e a trajetória da artista.

Os quadros exibiram imagens que retratam a simplicidade e o cotidiano dos trabalhadores nas fazendas de cacau, os frutos, o colorido e as cores vibrantes das obras de Nice Avanza. Os quadros foram produzidos durante as aulas do projeto “O negro no Espírito Santo na visão de Nice Avanza”, conduzido por professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Regina Banhos Paixão, unidade de ensino referência que atua na Unis e na Unip Norte.

O projeto levou conscientização sobre o tema das desigualdades étnicas e raciais. Segundo a subgerente socioeducativa da Unip Norte, Lorena Valfré, “o trabalho foi realizado com empenho de todos e com a participação efetiva dos adolescentes, que também aprenderam sobre respeito, relações humanas, conquistas e direitos”, disse.

A pedagoga da Unis Norte, Rosângela Teixeira Crence, ressaltou que o projeto proporcionou aprendizado sobre a história de Nice Avanza, bem como sobre sua produção criativa. “Os adolescentes tiveram a oportunidade de analisar as obras e, em seguida, produzir a releitura. Na exposição, eles compararam as obras da artista com o trabalho que realizaram em sala de aula”.

A artista plástica
Nice Avanza é natural do município de Linhares e teve como marca registrada de suas obras a temática da produção do cacau. Pelo período em que residiu no município, em Pontal do Ipiranga, a artista plástica acompanhou de perto o cultivo do fruto. Ela ficou nacionalmente conhecida como “A Pintora do Cacau”. 

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga

(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard