06/02/2023 16h54 - Atualizado em 09/02/2023 14h37

Ex-socioeducando volta à Unidade para falar sobre Programa de Atendimento ao Egresso

Nada melhor do que um ex-socioeducando compartilhar as experiências de vida e de superação com outros socioeducandos. Foi com esse objetivo que o jovem Rômulo Eduardo Pereira, de 23 anos, esteve na Unidade de Internação Provisória 1 (Unip 1), no último dia 26, para apresentar o Programa de Atendimento ao Egresso do Sistema Socioeducativo (Paesse).

O programa tem ações planejadas para os adolescentes e jovens das unidades socioeducativas e para aqueles que já saíram de uma unidade. A responsável pelo Núcleo de Atendimento ao Egresso (Nuae), Izabella Gomes Dias, explicou que a ação desenvolvida corresponde à Etapa de Aproximação e teve como tema central “Projeto de Vida e Protagonismo Juvenil”. “Os jovens avaliaram positivamente a atividade. Eles foram colaborativos e participativos”, ressaltou.

Na ocasião, jovens de 18 a 20 anos, das fases intermediária avançada, conclusiva e conclusiva avançada participaram de uma roda de conversa em que o ex-socioeducando Rômulo Eduardo Pereira, que agora atua como guarda-vidas, compartilhou a trajetória de vida dele, as escolhas, superações e a elaboração de sentidos positivos diante de um cenário adverso.

“Os socioeducandos puderam entender a importância do acompanhamento da equipe do Núcleo para depois do cumprimento da medida socioeducativa, bem como a relevância da construção do projeto de vida. Discutimos sobre as significativas reflexões que a elaboração do projeto de vida traz, ampliando as possibilidades de pensar sobre a realidade de cada um deles e, sobretudo, pensar elementos que impulsionem o desenvolvimento para além do imediatismo”, disse a assistente social do Nuae,Caroline Baptisti. 

Ela acrescentou que o programa contribui para a motivação, protagonismo, autonomia e a ressignificação da trajetória infracional. Durante a ação, os jovens também receberam um caderno de orientação ao egresso, que traz informações relevantes e facilita o acesso aos serviços socioassistenciais, tanto para os socioeducandos quanto para os familiares.

Essa primeira ação do Programa de Atendimento ao Egresso do Sistema Socioeducativo ocorreu em parceira com a Unidade de Internação Provisória II (Unip II) e contou com a colaboração da pedagoga Justina de Fátima Nicoletti.

Paesse

O Programa de Atendimento aos Egressos do Sistema Socioeducativo tem como foco ações planejadas para os adolescentes e jovens das unidades socioeducativas e para aqueles que já saíram. “O programa tem como premissa ser uma força de trabalho que, com os projetos e programas do Estado Presente, visa impactar nos índices de violência do nosso Estado, principalmente no que tange à população jovem”, disse Izabella Gomes Dias.

A adesão ao programa tem caráter voluntário e todas as propostas de ações com esses jovens têm a intenção de motivá-los para aderirem ao Paesse e, consequentemente, garantir um acompanhamento sistemático, que permite auxiliar os socioeducandos no acesso às políticas sociais fundamentais de reinserção, além de ampliar as possibilidades e a efetivação de um projeto de vida propositivo para a ruptura da reincidência em atos infracionais.

 

Texto: Fernanda Pontes

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard