A experiência vivida dentro dos alojamentos do Instituto de atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) foi transformadora para o jovem, que prefere se identificar por suas iniciais, C.N.D.P. Após cumprir medida de internação, ele entendeu que outros jovens poderiam aprender com a experiência dele. Desta forma, reintegrado à sociedade, participou do processo seletivo do Instituto e, selecionado, já trabalha como agente socioeducativo.
“Eu sempre fui sozinho na vida e acabei cometendo um ato infracional. No Iases, conheci a rotina de um agente socioeducativo e sempre aprendia algo com eles. Com o passar do tempo, pude abrir minha mente para as coisas boas que um trabalhador tem e decidi que iria ser um profissional da categoria”, contou.
Após ser aprovado no processo seletivo, o jovem fez um estágio de vivência na Unidade de Internação Provisória II (Unip II) durante sete dias e passou também pela capacitação específica que os servidores que ocupam o posto recebem. Atualmente, ele trabalha no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE).
“Acredito que posso ajudar os adolescentes na unidade, porque já passei por esse caminho e sei que hoje estou no rumo certo. Penso em cursar faculdade de Serviço Social, por me identificar com a área. Sei que posso acrescentar coisas boas à sociedade”, afirmou.
Além dele, o CSE também conta com outro jovem que, após cumprir medida socioeducativa de internação por dois anos e cinco meses, retornou à unidade para trabalhar.
“Quando fui apreendido no meu ato infracional, era problemático, mas pedi ajuda para a equipe da unidade e recebi. Hoje, planejo um futuro diferente pra mim. Quero casa própria, carro, família e formação em Engenharia Mecânica para atuar na área”, conta.
Assim que ganhou alvará de soltura, o jovem foi contratado pela empresa que presta serviço na área de higiene e limpeza na unidade e, dois dias após ir para casa, retornou ao CSE, mas, desta vez, como prestador de serviço.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iases
Marina Frossard
Tel: (27) 3636-5484
marina.frossard@iases.es.gov.br