15/09/2016 17h25

Ex-internos encontram oportunidades de trabalho dentro do Iases

A experiência vivida dentro dos alojamentos do Instituto de atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) foi transformadora para o jovem, que prefere se identificar por suas iniciais, C.N.D.P. Após cumprir medida de internação, ele entendeu que outros jovens poderiam aprender com a experiência dele. Desta forma, reintegrado à sociedade, participou do processo seletivo do Instituto e, selecionado, já trabalha como agente socioeducativo.

“Eu sempre fui sozinho na vida e acabei cometendo um ato infracional. No Iases, conheci a rotina de um agente socioeducativo e sempre aprendia algo com eles. Com o passar do tempo, pude abrir minha mente para as coisas boas que um trabalhador tem e decidi que iria ser um profissional da categoria”, contou. 

Após ser aprovado no processo seletivo, o jovem fez um estágio de vivência na Unidade de Internação Provisória II (Unip II) durante sete dias e passou também pela capacitação específica que os servidores que ocupam o posto recebem. Atualmente, ele trabalha no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE).

“Acredito que posso ajudar os adolescentes na unidade, porque já passei por esse caminho e sei que hoje estou no rumo certo. Penso em cursar faculdade de Serviço Social, por me identificar com a área. Sei que posso acrescentar coisas boas à sociedade”, afirmou.

Além dele, o CSE também conta com outro jovem que, após cumprir medida socioeducativa de internação por dois anos e cinco meses, retornou à unidade para trabalhar.

“Quando fui apreendido no meu ato infracional, era problemático, mas pedi ajuda para a equipe da unidade e recebi. Hoje, planejo um futuro diferente pra mim. Quero casa própria, carro, família e formação em Engenharia Mecânica para atuar na área”, conta.

Assim que ganhou alvará de soltura, o jovem foi contratado pela empresa que presta serviço na área de higiene e limpeza na unidade e, dois dias após ir para casa, retornou ao CSE, mas, desta vez, como prestador de serviço.

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação do Iases

Marina Frossard

Tel: (27) 3636-5484

marina.frossard@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard