26/10/2020 15h31

Espiritualidade no sistema socioeducativo é tema de evento no Iases nesta terça-feira (27)  

O encontro será realizado por meio da plataforma Zoom, a partir das 14 horas.

O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e a Federação Espírita do Estado do Espírito Santo (FEEES) promovem, nesta terça-feira (27), a partir das 14 horas, um encontro com a temática “A Espiritualidade no Sistema Socioeducativo do Espírito Santo”.

O evento, que acontece em homenagem aos dez anos de atuação da FEEES na espiritualidade dos adolescentes do Iases, será realizado exclusivamente de forma on-line, por meio da plataforma Zoom.

O encontro é aberto ao público. Os interessados em participar do debate podem acompanhar o evento por meio do aplicativo Zoom, digitando o código de acesso número 922 5074 009 e a senha 358 031.

Para o debate, estão programadas apresentações, com os temas “A Espiritualidade no Sistema Socioeducativo”, “A Religiosidade e a Religião na Rotina do Socioeducando”, “A Espiritualidade na Educação da Criança e do Jovem”, “O Projeto Semear” e “A Formação do Grupo e a Vivência com os Socioeducandos”.

Além das palestras, a abertura do evento contará com uma apresentação musical do Grupo Amadeus, além de um bate-papo inicial com a diretora socioeducativa do Iases, Fabiana da Silva Araújo Malheiros.

No Iases, o evento acontece por meio da Subgerência de Escolarização e Espiritualidade (Suesp), em parceria com a área de Assistência e Promoção Social Espírita (APSE) e o Grupo Espírita Cristão de Visitas Jerônymo Ribeiro (GECVJR), da FEES.

"Celebrar direitos no atual contexto em que vivemos é necessário. O direito à espiritualidade não é um direito menor, mas extremamente importante e fundamental para cultivar a fé daqueles que já perderam tanto e estão em privação de liberdade. Preservar a fé é também fundamental para a saúde mental desse sujeito", destacou a subgerente de Escolarização e Espiritualidade do Iases, Frantieska Azevedo Monteiro.

 

Espiritualidade no Iases

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad) e a legislação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) garantem ao adolescente e ao jovem em cumprimento de medida socioeducativa o acesso à liberdade de crença e ao culto religioso.

As ações relativas à espiritualidade numa unidade socioeducativa devem possibilitar a formação de valores, como a misericórdia, o perdão, a solidariedade, o amor, a tolerância, dentre outros. Dentro da opção individual de fé ou crença de cada adolescente, o fundamental é o resgate do amor próprio, do respeito ao outro e da vida.

Dessa forma, o atendimento socioeducativo contempla atividades de cunho espiritual, respeitando as diferentes denominações e a liberdade de pensamento e de culto do socioeducando.

A assistência espiritual no Iases é exercida por meio de parcerias com instituições e voluntários religiosos da sociedade em geral, respeitando a pluralidade religiosa e o princípio da dignidade de pessoa humana.

Por meio do Programa de Assistência Espiritual (Paes), o Iases faculta ao socioeducando a oportunidade de desenvolvimento espiritual e propõe, junto aos grupos religiosos cadastrados e autorizados, a realização de visitas nas unidades socioeducativas, além de atividades e ações de espiritualidade ao adolescente interessado, durante o cumprimento da medida socioeducativa.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard