13/05/2022 17h06 - Atualizado em 13/05/2022 17h19

Escritório Local de Processos e Inovação retoma atividades no Iases

A equipe que compõe o Escritório Local de Processos e Inovação (ELPI) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) retomou suas atividades na manhã dessa quinta-feira (12), com uma reunião, realizada na sede do Instituto, no Centro de Vitória.

Participaram os sete servidores que compõem o Escritório, são eles:  o coordenador do ELPI, Wesley da Silva; Ângelo de Carli Ramos Júnior; Hanelore de Paula Martins; Alcionéia Santiago Simplício Neves; Bruno Souza de Oliveira; Emanuelli Carvalho dos Santos; Nathalya Galvão Valejo.

Na ocasião, foi apresentado aos servidores e discutido o Manual do Processo estabelecido pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e que é aplicado em todos os escritórios nos órgãos do Estado. “Essa reunião marca o início do trabalho que terá como orientador o Modelo de Atuação para os ELPI’s definido pela Seger, o qual traz a apresentação de conceitos e ferramentas disponíveis para que o Iases esteja alinhado ao processo de Transformação Digital em curso no Estado. Essa ação reforça uma das diretrizes do Mapa da Estratégia 2021-2025 do Instituto, que é a Gestão Participativa, uma vez que a composição do ELPI contemplou a participação de servidores de todas as diretorias do instituto”, declarou Wesley da Silva.

Além do fluxo de trabalho, de informação e de inovação, entre as principais metas do ELPI estão a redução de retrabalho; a padronização de procedimentos; a economia de tempo; a organização de fluxo de processo; a otimização de processo; a cultura de gestão de processo e inovação.

“ A metodologia de trabalho a ser aplicada tem por objetivo a adoção de boas práticas de gestão de processos, visando à agilidade e ao aperfeiçoamento da prestação de serviços da comunidade socioeducativa para a sociedade capixaba”, afirmou o coordenador do ELPI no Iases.

 

O ELPI

O Escritório Local de Processo e Inovação foi instituído pela Portaria 13-R de 15/05/2019 e está vinculado à Subsecretaria de Estado de Inovação na Gestão - Subges. Atualmente, é uma unidade da organização que tem como missão administrar, dar suporte e fomentar iniciativas de BPM. Deve atuar como agente de mudança na organização, com o objetivo de disseminar a cultura de processos, engajar pessoas, definir métodos, padrões e promover melhorias nos processos de trabalho. 

Dentre as principais atribuições do ELPI, destacam-se:

  • Apoiar a implantação do e-Docs e atuar como multiplicador na disseminação do uso e auxílio assistido aos servidores;
  • Apoiar os donos de processos no mapeamento, redesenho, supervisão e monitoramento dos resultados;
  • Promover, divulgar e disseminar conhecimentos e resultados relacionados ao BPM;
  • Contribuir para a transformação de processos, por meio de debates, oficinas, meetups e outros meios que possibilitem o compartilhamento de conhecimentos e aprendizado coletivo, estimulando a cultura de inovação e empreendedorismo na gestão;
  • Criar soluções inovadoras para desafios específicos, com estudos e métodos para promover transformações reais nos processos de trabalho e entregas à sociedade;
  • Articular esforços e estimular a formação de parcerias para a potencialização das iniciativas de inovação na gestão;
  • Consolidar e divulgar os resultados provenientes de suas atividades, bem como dos projetos desenvolvidos.

 

Texto: Fernanda Pontes

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Fernanda Pontes

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