12/02/2026 14h22 - Atualizado em 12/02/2026 14h38

Escolhas e futuro são tema de palestra para socioeducandos da Unimetro

Dez socioeducandos da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) participaram, na última terça-feira (10), da palestra “Como as Escolhas Impactam o Futuro”. A atividade foi realizada na própria unidade, em Vila Velha, em formato de bate-papo conduzido pelo delegado da Polícia Civil Gabriel Lanna.

O objetivo da ação foi orientar os jovens nas decisões futuras, especialmente no processo de reintegração à sociedade, além de reforçar que as escolhas feitas ainda durante o cumprimento da medida já representam passos importantes para os projetos de vida que pretendem construir.

Durante a conversa, foram abordados temas como decisões que contribuíram para que os adolescentes chegassem à situação atual, bem como escolhas que podem influenciar o futuro. O delegado também compartilhou a própria trajetória pessoal e profissional, relatando como passou a atuar no Espírito Santo e destacando o peso de decisões tomadas ao longo da vida.

Ao comentar a experiência na Unidade, Grabiel Lanna afirmou que a proposta foi conduzir o diálogo com foco na responsabilização. “Buscamos conduzir o bate-papo com escuta e respeito, sem julgamentos, focando nas escolhas do presente que impactam o futuro”, disse. Segundo ele, chamou a atenção o fato de muitos jovens reconhecerem onde os erros começaram. “Quando a gente fala de futuro de forma concreta e respeitosa, a resposta vem. É possível promover consciência e motivação para mudança”, completou.

De acordo com o gerente em exercício da Unimetro, Arisson Denadai, a iniciativa também contribui para aproximar os adolescentes da instituição policial. Ele destacou a receptividade do grupo e a mudança de postura ao longo do encontro. “Foi nítido o comportamento dos jovens no início e como foram mudando durante o decorrer da conversa. Ele conseguiu fazê-los refletir sobre a importância de tomar decisões assertivas e dar um novo norte às suas vidas após o término da medida”, afirmou.

A atividade foi idealizada pela pedagoga da Unidade, Rosiani Pompermayer, acompanhada por Arisson Denadai e com apoio da equipe técnica e dos agentes socioeducativos, e integra as ações socioeducativas desenvolvidas na Unimetro.

 

Texto: Rafaela Salvador

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard