A reunião foi realizada na manhã dessa segunda-feira (26) e visa o aprimoramento das diretrizes da oferta educacional aos adolescentes das unidades do Iases.
O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) participou, nessa segunda-feira (25), da 1ª Reunião Ampliada da Socioeducação. O encontro foi realizado pela Secretaria da Educação (Sedu), em seu auditório, em Vitória, e tratou da uniformização das diretrizes de escolarização para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
Estiveram presentes no evento os profissionais que atuam na Gerência de Medidas Socioeducativas do Iases (GMSE), representantes de todas as unidades de internação do Instituto e das Gerências, Assessorias e Superintendências Regionais de Educação (SRE) da Sedu.
Dentre os objetivos do encontro, estava o alinhamento das ações que compõem a oferta de ensino aos socioeducandos, além do estreitamento entre os sujeitos envolvidos neste processo: diretores e pedagogos das escolas de referência, supervisores escolares da SRE, técnicos da Sedu Central, pedagogos das unidades socioeducativas e representantes das gerências e diretorias do Iases.
Segundo o gerente de Medidas Socioeducativas do Iases, Lutz Franthesco da Silva Rocha, a reunião resulta de um esforço conjunto para aprimorar o ensino na socioeducação. “Este encontro é o resultado de um processo que vem sendo construído em conjunto pelo Iases e a Sedu, no intuito de qualificar a oferta de educação aos socioeducandos”, disse.
Lutz ainda ressaltou que este diálogo é parte do processo de construção de um documento, a Política Educacional da Socioeducação.
Durante a reunião, foram debatidas questões como a elaboração de uma proposta Pedagógica que dialogue com as especificidades da socioeducação e da Educação em Direitos Humanos; Intervenções pedagógicas para estudantes não alfabetizados; Intervenções pedagógicas para estudantes em distorção/idade série; Atendimento Educacional Especializado; Articulação com as famílias; Formação para Profissionais da Educação; Inserção dos/as estudantes nas avaliações externas; Acesso à Literatura; Qualificação Profissional para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA); e Humanização dos espaços pedagógicos.
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