30/05/2018 17h26 - Atualizado em 28/06/2018 13h40

Embaixador da ONU visita unidade do Iases

A Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) recebeu, neste mês, a visita do diretor regional do Distrito Federal da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra) que também é representante da Organização das Nações Unidas (ONU) como embaixador da juventude, Jeconias Vieira Lopes Neto. Além dele, participou da visita o gerente de Projetos para o Município de Vila Velha da Adra Espírito Santo, Gilmar Monteiro.

No percurso, eles puderam conhecer a estrutura física da unidade, a jornada pedagógica dos adolescentes e entender o funcionamento de fases, parte do Programa Institucional de Internação do Iases. “Já visitei outras unidades de internação no Brasil e na Argentina, e posso dizer que o trabalho desenvolvido na Unis está no caminho certo, que é o da socioeducação com a responsabilização dos atos infracionais e progressão dessa responsabilidade vinculados à medida de internação. O sistema de fases não existe em muitos lugares, mas vejo esta forma de gestão como muito interessante”, disse Jeconias.

O representante da ONU veio ao Estado para conhecer alguns projetos da regional da Adra, dentre eles, atendimentos vinculados às medidas socioeducativas em meio aberto, feitos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Na ocasião, solicitou a visita à Unis.

“Há um ano, represento a ONU em eventos como embaixador da juventude no escritório para Drogas e Crimes e sempre digo que não existe remissão de uma vida sem a responsabilização dos seus atos. O adolescente precisa se tornar protagonista da sua mudança. Falta empoderamento do adolescente pra que ele entenda que precisa lutar pelo próprio sucesso”, conta.

Jeconias teve a oportunidade de conversar com adolescentes internados e disse que os debates giraram em torno de temas como criminalidade e política de drogas.

“É preciso oferecer meios e condições para que o adolescente lute, na perspectiva da garantia de direitos, da educação, da profissionalização. Um dos desafios da socioeducação em muitos estados hoje é que falta investimento nessas áreas. A segurança tem se tornado prioridade. E não podemos ir pelo mesmo viés encarcerativo do sistema penitenciário”, finalizou.

Saiba mais

A Adra é uma organização privada, não governamental e sem fins lucrativos, presente em 130 países. O objetivo é executar projetos de desenvolvimento comunitário e de assistência humanitária, sem qualquer distinção política, racial, religiosa, de idade, sexo ou de etnia.

Marina Frossard

marina.frossard@iases.es.gov.br