17/12/2018 16h36 - Atualizado em 26/12/2018 11h27

Diretoria e servidores do Iases participam de encontro do Projeto Justiça Restaurativa

Diretoria e servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) participaram, na manhã desta segunda-feira (17), no Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), do I Encontro Estadual de Facilitadores de Círculos de Restaurativos e Mediadores Escolares e Comunitários que promovem ações pela cultura de paz familiar e social, do projeto Justiça Restaurativa, vinculado à Coordenadoria das Varas da Infância e Juventude do TJES.

Na ocasião, a diretora-presidente do Iases, Cláudia Faquinotte, juntamente com o presidente do TJES, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama; o supervisor das Varas da Infância e da Juventude, desembargador Jorge Henrique Valle dos Santos; a juíza coordenadora das Varas da Infância e da Juventude, Patrícia Pereira Neves; a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Janete Vargas Simões; e o presidente da Amages, juiz Daniel Peçanha Moreira, assinou o Termo de Cooperação para as Práticas de Justiça Restaurativa e Mediação no âmbito da Socioeducação. 

“A assinatura do Termo Cooperativo fortalece ainda mais as práticas restaurativas que já estão sendo usadas e possibilita ampliar nossas ações e aumentar o nosso número de facilitadores. As atividades desenvolvidas são ferramentas que auxiliam na verbalização e na mediação de conflitos com os adolescentes, seja no desenvolvimento de práticas especiais seja em ações do dia a dia, promovendo a resolução de conflitos e o fortalecimento do processo socioeducativo”, ressaltou Cláudia Faquinotte.

As atividades já realizadas no Instituto, em parceria com o Tribunal de Justiça, com auxílio direto da juíza Patrícia Neves, promovem a mediação de conflitos, como o círculo de pais – para familiares dos adolescentes internos – e os cursos de práticas restaurativas que são ministrados para os servidores e socioeducandos.

A psicóloga Inayha Dalvi, subgerente socioeducativa da Unidade de Internação Provisória I (Unip I), e uma das facilitadoras do Círculo de Diálogos no Iases, comentou que o crescimento do Instituto é constante e que o círculo agregou de forma positiva ao trabalho desenvolvido entre os gestores da socioeducação.

“Sem dúvida, o Círculo de Diálogo trouxe mais leveza ao nosso trabalho. É importante agradecermos à juíza coordenadora das Varas da Infância e Juventude, Patrícia Neves, por propagar essa técnica, e à diretoria do Iases por abrir esse canal de comunicação, instaurando um processo crescente na política socioeducativa”, disse.

Ao final do encontro, os servidores do Iases receberam o certificado de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases

Paula Lima

Tel.: (27) 3636-5484

imprensa@iases.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard