27/11/2020 17h53 - Atualizado em 27/11/2020 17h54

Diretoria do Iases recebe equipe da Copas

A Diretoria do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) recebeu, na tarde desta sexta-feira (27), a equipe da Comissão Permanente de Atendimento à Saúde dos Profissionais de Segurança Pública e Defesa Social e Justiça no Espírito Santo (Copas).

A visita técnica foi realizada na sala da Presidência do Instituto, em Vitória, e contou com a presença do diretor-presidente do Instituto, Fábio Modesto; da diretora Socioeducativa Fabiana Malheiros; do diretor Administrativo Financeiro Sérgio Pôncio Costa; do diretor de Ações Estratégicas Oséias Gerke; e demais integrantes da equipe do Iases.

Na ocasião, o presidente e coordenador da Copas, Pedro Luís Ferro, e a integrante da equipe técnica da Comissão, Luciana Menezes, apresentaram o projeto que visa a criar estratégias para preservação e valorização da vida e da segurança no trabalho com foco nos profissionais de segurança pública, defesa social e justiça. 

“Ficamos muito felizes por saber dessa iniciativa do Governo do Estado em criar uma comissão para cuidar da gente e dos nossos servidores, e mais ainda por poder fazer parte dessa Comissão. O Iases está de portas abertas para colaborar com essas iniciativas que visam a oferecer mais qualidade de vida e de trabalho aos nossos servidores”, destacou o diretor-presidente.

Uma das estratégias que está sendo realizada pela equipe da Copas é uma pesquisa de diagnóstico de saúde que envolve todas as forças policiais que atuam nos 78 municípios do Estado, além de servidores da área da Segurança Pública no geral.

“Com essa ferramenta, nós vamos poder identificar os riscos de adoecimento na área, pelos profissionais capixabas. A partir dessas informações, teremos um panorama sobre as condições de trabalho e de saúde dos servidores, bem como conhecer suas necessidades”, afirmou Pedro Ferro.

A Copas

A Copas tem como objetivo apontar e sugerir elementos que sejam vitais para a promoção da saúde dos servidores da Segurança Pública, Defesa Social e Justiça. A Comissão pretende estimular, apoiar e contribuir com a efetivação de ações e projetos que visem à prevenção da saúde e a preservação da segurança pessoal e da vida dos profissionais nessas três áreas no Espírito Santo. Além disso, busca sugerir políticas públicas que implementem ações de promoção da saúde mental e prevenção ao suicídio, promovendo e facilitando acesso ao atendimento especializado.

Criada em 2019, a Copas integra servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), da Secretaria da Justiça (Sejus), das Polícias Civil (PCES), Militar (PMES) e do Corpo de Bombeiros do Estado (CBMES), além de membros das Polícias Federal e Rodoviária Federal, das Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha e, em breve, da Serra e de Viana, e ainda membros convidados.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard