04/05/2023 14h57 - Atualizado em 04/05/2023 14h59

Diretoria do Iases participa da 1ª Reunião Técnica do ano do Fonacriad

Integrantes da diretoria do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) participaram da primeira Reunião Técnica do Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema de Atendimento Socioeducativo (Fonacriad) de 2023. O evento aconteceu entre os dias 26 e 28 de abril, no auditório Ana Paula Crossara, da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), em Brasília.

Participaram da reunião representantes do atendimento socioeducativo de todos os estados do País. O objetivo foi discutir os desafios e os avanços do sistema socioeducativo brasileiro, tendo como referência o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Entre os temas abordados, estavam a educação no sistema socioeducativo, a saúde mental dos adolescentes, a participação juvenil, a proteção integral dos direitos humanos, a articulação intersetorial e a gestão democrática.

“As reuniões do Fonacriad são oportunidades de compartilhar conhecimento e de mostrar o que Iases está fazendo na socioeducação no nosso Estado. Na ocasião, apresentamos nossas ações e projetos já iniciados este ano, como por exemplo a realização de concurso público, criação da Central de Vagas, lançamento do Plano Estadual de Segurança Escolar pelo nosso Governador Renato Casagrande, aquisição de viaturas humanizadas, além da aprovação de 29 projetos no JuventudES. É o Espírito Santo buscando sempre inovar e avançar na socioeducação no país”, afirmou o diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto Filho.

A diretora socioeducativa do Iases, Frantieska Azevedo Monteiro, avaliou o Fórum como um excelente espaço de articulação entre os gestores estaduais da socioeducação em nível nacional. “Foi uma experiência que nos proporcionou uma visão ampliada da socioeducação no Brasil e nos sinalizou o quanto o Iases tem se desenvolvido de modo a garantir os direitos das juventudes em privação e restrição de liberdade”, afirmou.

Já o diretor Administrativo-financeiro do Iases, Wesley da Silva, participou pela primeira vez do Fórum e avaliou como muito válida a participação dele, especialmente, no sentido da reflexão com relação ao funcionamento e aos desafios que os outros Estados também enfrentam.

“Foi muito produtivo conhecer a realidade dos outros Estados na gestão da política de socioeducação. Poder fazer uma reflexão comparativa, entender e confirmar que o Espírito Santo é referência no País, pois está no caminho correto com uma gestão profissional e efetiva na promoção e defesa dos direitos do segmento juvenil. Priorizamos uma socioeducação que consiga entregar aquilo que se propõe”, afirmou Wesley da Silva.

A reunião também contou com a presença da ministra interina dos Direitos Humanos e da Cidadania, Marina Lacerda, e do secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), Ariel de Castro Alves.

Fonacriad

É uma organização civil, autônoma, de caráter nacional, com incidência política e técnica, sem fins lucrativos, partidários ou corporativos, de duração indeterminada, que busca fortalecer a implementação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo nos Estados Federados e no Distrito Federal, com vistas à garantia dos direitos dos adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

A programação do evento contou também com a palestra proferida pelo professor e doutor em educação pela Universidade de São Paulo, Roberto da Silva.