12/12/2018 18h58 - Atualizado em 26/12/2018 16h08

Diretores, gerentes e servidores do Iases se reúnem no primeiro dia do Encontro Avaliases 2018

O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) iniciou, nesta quarta-feira (12), a 5ª edição do Encontro Avaliases. Diretores, servidores e gestores de todos os setores e unidades do Instituto se reuniram no Centro Estadual de Educação Técnica (Ceet) Vasco Coutinho, em Vila Velha, para apresentarem ações realizadas durante o ano e promoverem o planejamento para o ano seguinte.

No primeiro momento, os diretores do Iases e o secretário de Estado de Direitos Humanos, Leonardo Oggioni, realizaram uma roda de conversa para falar sobre os avanços e as conquistas da política socioeducativa no Estado e apresentaram o relatório do quadriênio 2015-2018, com um balanço dos trabalhos desenvolvidos e os seus resultados. Participaram do diálogo o juiz da 3ª Vara da Infância e Juventude do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo, Vladson Bittencourt; a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, Ana Lúcia Hipólito; a promotora de Justiça da Infância e Juventude de Vitória, Renata Colnago; e o coordenador do Núcleo da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo, Renzo Soares.

Na sequência, os diretores do Iases, da Diretoria-Presidência; Diretoria Socioeducativa; Diretoria de Ações Estratégicas; e Diretoria Financeira puderam apresentar, junto com suas equipes, as conquistas do ano de 2018 e os objetivos a serem alcançados em 2019.

Além disso, os gerentes e as equipes das seguintes Unidades Socioeducativas:  Internação Provisória Norte (Unip Norte);  Internação Norte (Unis Norte); Internação Provisória Sul (Unip Sul); Internação Sul (Unis Sul); Internação Metropolitana (Unimetro) e do Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase) e do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) puderam, por meio da apresentação da "Ação Destaque", mostrar os acontecimentos mais importantes deste ano nas unidades e os principais resultados.

Também estiveram presentes no evento a secretária de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Camila Brandão; a subsecretária de Planejamento e Projetos da Secretaria de Estado e Planejamento (Subepp), Kettyni Calvi; a diretora do Ceet Vasco Coutinho, Solange Batista; a diretora do Ceet Talmo Luiz Silva, Daniela Rezende; a professora e subsecretária da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Tânia Amélia de Assis, e a gerente de Educação, Juventude e Diversidade (Gejud), Sandra Renata.

“Vozes dos Adolescentes”

Um novo momento no Encontro Avaliases 2018, chamado “Vozes dos Adolescentes”, foi pensado e elaborado para que os adolescentes participassem de forma ativa, como protagonistas no evento. A atividade permitiu uma reflexão prévia nas Unidades Socioeducativas, onde eles pontuaram o que consideram bom, o que pode melhorar e deram sugestões para o aprimoramento do atendimento socioeducativo.

Além disso, por meio de fotografias, filmagens, áudios e entrevistas, eles estão fazendo a cobertura do encontro, conforme suas perspectivas.

No último dia 7, eles estiveram no Ceet Vasco Coutinho, para participarem de oficinas de filmagem, produção e fotografia. O objetivo foi prepará-los por meio da oficina de educomunicação, campo para quem atua na área de mídias sociais, para o Avaliases. A escola disponibilizou uma equipe formada por alunos do curso de Rádio e TV, sob a supervisão da coordenadora, professora e mestra do curso de Rádio e TV, Janaina Lessa; e do professor e mestre em Comunicação Aroldo Vidal, para realizar as oficinas com os adolescentes.

A diretora-presidente do Iases, Cláudia Faquinote, destacou a importância do protagonismo dos adolescentes no encontro. "Dar voz aos adolescentes também é uma maneira de fortalecer as ações da gestão socioeducativa. Faz parte do que temos como compromisso, que é assegurar e garantir os direitos dos adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa", disse.

Os adolescentes também estão tendo a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam nos cursos profissionalizantes de Panificação, Informática e Rotinas Administrativas, oferecidos pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) em parceria com o Iases, ao longo do ano. Eles foram responsáveis em produzir o lanche que foi servido e estão dando apoio na organização de atividades durante o encontro.

Avaliases

Quando este trabalho foi iniciado, em 2014, tratava-se de uma iniciativa da diretoria, realizada por uma comissão e com a participação de todos os setores e profissionais, de forma representativa.

Quatro anos após a primeira edição, foi constatado que o Avaliases se tornou uma importante ferramenta para o aprimoramento da gestão socioeducativa e, além da participação de todos, conta com o envolvimento de muitas instituições parceiras nos processos socioeducativos.

Os objetivos do Avaliases são:

- Fazer um balanço das ações realizadas durante o ano e promover o planejamento para o ano seguinte;

- Divulgar internamente as ações realizadas no instituto;

- Contribuir para a integração entre os setores e as instituições;

- Conhecer o trabalho das diferentes áreas, com foco na promoção de um ambiente de trabalho mais colaborativo;

- Disseminar a cultura de planejamento e avaliação no Instituto.

É um momento importante para o desenvolvimento organizacional, fortalecimento institucional e avaliação dos processos socioeducativos do Iases.

Informações à imprensa:

Paula Lima