Durante os meses de outubro e novembro, a Unidade de Internação Provisória (Unip Norte) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), promoveu diversas ações pedagógicas e culturais para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra. Uma das ações recebeu como temática “Diversidade Étnico-Racial na Formação do Povo Brasileiro” e teve como incentivadores os professores que atuam na unidade.
No decorrer da comemoração, os adolescentes participaram de debates sobre racismo, cultura dos negros, força e beleza da mulher negra. Os socioeducandos reproduziram pinturas africanas, criaram poemas e confeccionaram máscaras utilizando uma técnica chamada papietagem, em que se usa papel recortado e cola para dar forma a uma escultura ou objeto.
O encerramento da celebração ocorreu no último dia 24, na quadra da unidade. Na ocasião foram expostos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, apresentação de yoga e danças com o grupo “Belas Artes”.
Dia Nacional da Consciência Negra e do Zumbi
O Dia Nacional da Consciência Negra e o do Zumbi, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei criada no dia 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iases
Rogineiri Reis
Tel: (27) 3636-5484
rogineiri.reis@iases.es.gov.br
imprensa@iases.es.gov.br