15/05/2020 18h10 - Atualizado em 15/05/2020 18h15

Dia do Assistente Social: profissionais que lutam pelos direitos dos mais vulneráveis

Nesta sexta-feira, 15 de maio, data em que é celebrado o Dia do Assistente Social, o Iases homenageia todos os profissionais da área que atuam no atendimento socioeducativo.

Trabalhar na defesa dos direitos da população mais vulnerável é a grande missão daqueles que trilham carreira na Assistência Social. Nesta sexta-feira, 15 de maio, data em que é celebrado o Dia do Assistente Social, o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) homenageia todos os profissionais da área que atuam no atendimento socioeducativo de adolescentes e jovens capixabas.

Junto à equipe técnica das unidades socioeducativas, os assistentes sociais atuam desde o momento em que o adolescente ingressa na unidade, dialogando com ele os motivos que o levaram ao cometimento do ato infracional e conduzindo-o ao entendimento sobre a medida socioeducativa.

Durante todo o processo socioeducativo, os assistentes sociais também são indispensáveis na produção dos relatórios técnicos e acompanham de perto o adolescente, conhecendo suas necessidades, discutindo com ele as melhores alternativas para solucionar questões pessoais, problemas familiares, além de ajudá-lo a ressignificar o ato infracional.

O trabalho do assistente social no Iases é intersetorial e não se restringe aos muros das unidades. Além do atendimento durante o cumprimento da medida, estes profissionais também atuam nas comunidades para promover a reintegração social do adolescente após o período de internação, como destacou a assistente social e subgerente de Liberdade Assistida, Prestação de Serviços à Comunidade e Atendimento ao Egresso (Subate), Izabella Gomes Dias, servidora do Iases há 09 anos.

“É ele quem vai traçar as estratégias e fazer as articulações necessárias para retorno do adolescente ao convívio social. Ainda é ele o responsável por trabalhar as relações sociais e políticas dos jovens, através do acesso à documentação civil e às políticas públicas”, destacou.

Atualmente, o Iases conta com 67 assistentes sociais que se dedicam diariamente ao atendimento socioeducativo. Neste período de pandemia, o trabalho destes profissionais é ainda mais fundamental para o bem-estar físico, social e emocional de adolescentes e jovens do Instituto.

“Durante o período de pandemia, temos intensificado nossas atividades, tudo o que desenvolvíamos com os adolescentes e que temos condições de continuar com segurança, temos feito. O contato familiar, por exemplo, foi adaptado para a videochamada”, afirmou a assistente social Esdras Roberta de Jesus Morati Vieira, subgerente do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE).

Para Esdras, o serviço social é uma profissão que exige um atendimento multidisciplinar e olha para o ser humano enquanto um ser multifacetado. “A socioeducação por si só traz uma série de experiências de mudança de vida e ressignificação aos adolescentes que passam por ela”, afirmou.

A diretora socioeducativa do Iases, Fabiana Malheiros, parabenizou os profissionais e lembrou da importância de cada um deles no processo de transformação de adolescentes e jovens. “Nós nos orgulhamos de ter em nosso quadro de servidores profissionais que se destacam na defesa da vida, da ética e da profissão, que se baseia principalmente na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Os adolescentes do Iases têm a oportunidade de buscar, junto aos assistentes sociais, a defesa de seus direitos e a construção de uma vida com respeito e cidadania. Parabéns a todas e todos pelo seu dia”, disse.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard