Alunos do curso de Direito da Faculdade de Direito de Vitória (FDV) tiveram a oportunidade de vivenciar, na prática, a rotina de uma unidade socioeducativa. Acompanhados pela professora e desembargadora Eliana Junqueira, eles visitaram o Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), unidade do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).
A visita aconteceu no último dia 21 e teve início em um dos momentos mais importantes da unidade: durante o Rito de Passagem, período em que os adolescentes reúnem-se no auditório e os comportamentos da semana são avaliados um a um, com progressões, regressões ou estabilizações de benefícios que envolvem a rotina dos jovens.
“O objetivo dessa visita foi mostrar o que acontece fora dos livros e, principalmente, humanizar e sensibilizar esses alunos. Espero que eles, como futuros advogados, não vejam esses jovens como casos a serem trabalhados, como clientes, mas como jovens em formação. Tenho certeza que hoje os meus alunos foram exemplo para os socioeducandos e, em contrapartida, os adolescentes nos ensinaram como é viver em cumprimento de medida”, contou a desembargadora.
Para potencializar a experiência, os alunos foram colocados frente a frente com os socioeducandos. Neste memento, eles puderam trocar ideias sobre a rotina socioeducativa, ato infracional, estrutura familiar e perspectivas de futuro.
“Agradeço a oportunidade que a professora Eliana nos deu. À medida que via os internos passando ou não de fase, eu pensava no meu filho. Esta foi uma aula prática para a vida. Quero entender o motivo que trouxe esses jovens aqui e o que o Estado faz a partir desta entrada. Estou em constante construção e essa experiência me ajudará a nortear meus passos”, contou a aluna do 8º período, Sandra Araújo.
A visita contemplou toda a unidade, desde os alojamentos à escola e ao refeitório. O juiz da 3ª Vara da Infância e Juventude de Vitória, Vladson Couto Bittencourt, acompanhou todo o percurso.
“É sempre um prazer estar na companhia da desembargadora Eliana, porque ela é um exemplo de magistrada. Além disso, é sempre um prazer estar no CSE, vendo o desejo de acertar desses jovens. Agradeço aos alunos por se mostrarem interessados em serem pessoas melhores e também aos jovens da unidade, que permitem essa troca”, contou o juiz.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Marina Frossard
Tel: (27) 3636-5484
marina.frossard@iases.es.gov.br