11/03/2019 15h22 - Atualizado em 12/03/2019 11h31

Cursos profissionalizantes nas Unidades Socioeducativas iniciam nesta segunda (11)

Os cursos são possibilitados pelo esforço em conjunto de três diferentes órgãos do Governo do Estado

Com o objetivo de oferecer qualificação profissional e inclusão social para os adolescentes que cumprem medida socioeducativa, nesta segunda-feira (11) começa o primeiro ciclo de cursos profissionalizantes dentro das Unidades Socioeducativas da Grande Vitória.

A profissionalização para os socioeducandos é possível devido à parceria entre o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), e a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).
 
“A parceria com a Secti é a garantia de uma qualificação para os adolescentes. É oferecer a oportunidade de criarem pespectivas profissionais, na reconstrução de suas vidas. Profissionalizá-los é um compromisso institucional”, destacou o diretor de Ações Estratégicas (Dae), Fábio Modesto, que responde atualmente pela presidência do Iases.

Os cursos oferecidos são de empreendedorismo, organização de eventos, customização, maquiagem, informática, vendas, panificação, estoque e armazenagem, com duração de até 40 horas.

Durante a última semana, os professores da Secti participaram de uma ambientação com profissionais da área de segurança, da subgerência de profissionalização e equipes das unidades do Iases para entenderem as particularidades de segurança, rotina e estrutura organizacional do Instituto. Na sexta-feira (8) aconteceu o planejamento das aulas de cada unidade.

“A educação profissional faz parte dos eixos do atendimento socioecutativo. É oferecer aos jovens conhecimentos sobre o mercado de trabalho e suas possibilidades, assim como afinidades profissionais. É importante ampliar os caminhos para outras oportunidades em suas vidas”, comentou Fabiana Malheiros, diretora Socioeducativa.

Os cursos serão ofertados na Unidade de Internação (Unis), Unidade de Internação Provisória I (Unip I), Unidade de Internação Provisória II (Unip II), Unidade Feminina de Internação (Ufi), Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) e Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE). Para as Regionais Norte e Sul os cursos terão início quando estiverem disponíveis na plataforma online.


 
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do
Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases)
Paula Lima
(27) 3636 5484
E-mail: asscomiases@gmail.com | imprensa@iases.es.gov.br

 

Tópicos:
Cursos Secti
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard