Nessa terça-feira (03), 182 cursistas servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) iniciaram uma formação inédita: Formação Inicial em Socioeducação na modalidade de ensino a distância (EAD). A formação com carga horária de 165 horas está sendo oferecida pelo Ambiente Virtual de Aprendizado da Socioeducação (AVAS).
O responsável pela Gerência Técnica (Getec) do Iases, Rômulo Telles, explicou que essa formação é fruto de uma articulação com a Escola Nacional da Socioeducação (ENS) e com o Governo Federal e que a decisão de mudar a formação inicial parao formato de EAD se deu após a escuta ativa dos gerentes de unidade aliada a segurança de que com a nova metodologia não teríamos perda na qualidade do conteúdo. “Esse curso era oferecido presencialmente, mas os gerentes sempre reportaram para a Getec o quanto impactava nas unidades a retirada dos servidores para a formação inicial, pois para os agentes socioeducativos, eram três semanas intensas de formação. Sabendo dessa necessidade, buscamos uma parceria com a Escola Nacional de Socioeducação e, em 2021, assinamos um Termo que nos possibilitou a entrega do conteúdo da ENS no nosso ambiente virtual. Já com ele na nossa plataforma, fizemos testes com uma turma, e, só após a validação da equipe e dos pedagogos da Subgerência de Formação, verificamos que tínhamos condição de fazer essa mudança, sem perder qualidade. Hoje, podemos entregar essa formação hibrida a todos os servidores do Instituto, e, muito em breve, a toda comunidade, pois em nosso horizonte está a possibilidade de abrir turmas para toda comunidade do sistema de garantia de direitos”, explicou.
O curso tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a regulamentação e implementação dos instrumentos do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo e melhorar a qualificação dos gestores e dos profissionais responsáveis pela implementação do Sistema Socioeducativo no Instituto.
Para essa formação foram oferecidas 150 vagas, sendo 95 vagas delas para ampla concorrência entre os servidores do Iases e 55 destinadas para os agentes socioeducativos das Casas de Semiliberdade. “Ficamos muito felizes com o grande número de inscritos e vamos acolher as inscrições excedentes”, afirmou a responsável pela Sufop, Hanelore de Paula.
“A Modalidade de Ensino a Distância é uma excelente estratégia para atender a expectativa no tocante à oferta da formação para servidores, uma vez que trata-se de uma categoria educacional amplamente acessível dos pontos de vista social, financeiro, pessoal, familiar e geográfico; além disso, sua abrangência também atende a pessoas com deficiência. Na modalidade EaD os conteúdos ficam disponíveis, em ambiente virtual, 24 horas por dia, 07 dias por semana e não é necessário cumprir horários fixos para fazer a maioria das atividades, cabendo ao cursista o planejamento para execução das atividades previstas nos prazos estabelecidos”, disse a subgerente.
Curso
O curso ocorrerá entre os dias 03 de outubro deste ano e 03 de janeiro do ano que vem e terá disciplinas como: Adolescência e Juventude: Questões Contemporâneas;Políticas Públicas e Marco Legal da Socioeducação no Brasil;Metodologia do Atendimento Socioeducativo;Orientações Pedagógicas do SINASES; Parâmetros de Gestão do Atendimento Socioeducativo e Parâmetros de Segurança no Atendimento Socioeducativo.
Ava's
O Instituto de Atendimento Socieducativo do Espirito Santo (Iases) criou seu próprio Ambiente de Aprendizagem Virtual. A plataforma foi lançada em setembro de 2021 e é o resultado de uma parceria entre o Instituto e o Centro Universitário Faesa e permite que mais cursos sejam ofertados para os servidores e adolescentes. O acesso ao ambiente virtual é feito por meio do link: https://avas.iases.es.gov.br.
A plataforma foi desenvolvida por alunos do curso de Engenharia da Computação do Centro Universitário Faesa, por meio de um acordo de Cooperação Técnica e Científica, assinado entre o Iases e a Universidade, com validade de 24 meses, e publicado no Diário Oficial em maio deste ano.
A primeira etapa do projeto foi a criação e a homologação do ambiente virtual. "Os trabalhos estão sendo desenvolvidos desde dezembro de 2019. Em razão da pandemia, foi necessário fazer uma pausa. Com o passar dos dias, nós fomos nos adaptando à nova realidade e retomamos as atividades”, explicou a especialista em Extensão do Centro de Pesquisa e Extensão da Fundação de Assistência e Educação, Cintia Corsini Fernandes.
Após essa etapa, foi oficializado o domínio e do endereço do Ava's e inciada a construção da identidade visual da plataforma, bem como as metodologias de aprendizagem e a formação de servidores para manuseá-la.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial