27/03/2020 18h50 - Atualizado em 27/03/2020 19h15

Covid-19: Iases incentiva ligação como forma de contato entre adolescente e familiar

Novo canal de diálogo visa reduzir o fluxo de pessoas nas unidades de internação e diminuir os riscos de contágio do novo Coronavírus (Covid-19).

Com o objetivo de diminuir o fluxo de pessoas nas unidades de internação e impedir o contágio do novo Coronavírus (Covid-19), o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) está oferecendo aos adolescentes formas alternativas de contato com seus familiares, como ligações assistidas de áudio e vídeo em substituição à visitação presencial.

O contato por meio de ligações de áudio e vídeo é oferecido a todos os adolescentes, principalmente àqueles cujos familiares se enquadram no grupo de risco ou que apresentam sintomas de síndrome gripal.

A iniciativa está sendo ofertada aos adolescentes pelas equipes das unidades e, segundo o gerente de Medidas Socioeducativas do Iases, Lutz Franthesco da Silva Rocha, muitos têm aderido às ligações como forma de proteger suas famílias e incentivá-las a não sair de casa. “Muitos adolescentes estão solicitando a seus familiares que são do grupo de risco que evitem sair de casa e não visitem as unidades”, disse.

O gerente ainda ressaltou que a oportunidade de contato por meio de ligações está sendo ofertada tendo como base o entendimento e o diálogo. “A aceitação dos adolescentes se deve ao amplo trabalho de informação e conscientização que vem sendo realizado pelas equipes multiprofissionais das unidades socioeducativas”, ressaltou.

A possibilidade de contato por ligações assistidas de áudio já era uma prática nas unidades socioeducativas. Diante do cenário de pandemia, a medida foi ampliada para o formato de vídeo e intensificada como estratégia para prevenir os riscos de contágio, além de minimizar os impactos de restrição da visita familiar.

Para aqueles que ainda optam pela visita presencial, o Iases estabeleceu um protocolo de prevenção ao Covid-19, com algumas medidas de restrição e controle de acesso às unidades socioeducativas: horários de visitação alternados, para evitar aglomerações; restrição de apenas um familiar por adolescente; orientações na portaria das unidades sobre os cuidados preventivos para evitar o contágio, além da oferta de álcool em gel.

Também está temporariamente suspensa a entrada de crianças e de familiares que se enquadram no grupo de risco. Na portaria, é solicitado ao visitante que higienize as mãos e aqueles que apresentam sintomas de síndrome gripal não estão autorizados a entrar.

As visitas estão sendo realizadas em espaços amplos e ventilados, priorizando o distanciamento físico entre o adolescente e seu familiar.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard