30/06/2022 15h50 - Atualizado em 30/06/2022 15h51

Corpus Christi no Iases: Adolescentes confeccionam tapetes para celebrar a data

Mantendo a tradição, mais uma vez socioeducandos do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) confeccionaram os tapetes de Corpus Christi para celebrar uma das principais datas cristãs.  Após a conclusão dos trabalhos, os jovens participaram de celebrações religiosas realizadas em suas unidades no último dia 15.

No Norte do Estado participaram oito adolescentes da fase conclusiva da Unidade de Internação Norte (Unis Norte), que confeccionaram um tapete de 17 metros de extensão, auxiliados pela equipe de agentes socioeducativos da Oficina Pedagógica.

Um jovem de 19 anos, que participou da atividade contou como se sentiu ao confeccionar os tapetes. “Me senti importante e grato desde a preparação dos materiais até a confecção dos tapetes. Estou muito agradecido por ajudar a realizar esse trabalho e aprender sobre o significado dessa data”, disse.

“A confecção já acontece na unidade desde 2016 e, para nós é uma satisfação, após dois anos de pandemia poder, novamente, confeccionar os tapetes nessa unidade”, afirmou o gerente da Unis Norte, Sérgio Durão.

Outro jovem que colaborou com os trabalhos também afirmou que desconhecia o significado da data.  “Eu nunca tinha participado da confecção de tapete como esse na minha vida.  Por isso, ao contribuir com esse trabalho tão bonito, descobri novas habilidades. Fiquei orgulhoso por contribuir e ver como nossos familiares gostaram de ver os tapetes prontos”, pontuou.

Na ocasião, foi realizada uma celebração por ministros eucarísticos do município de Linhares. “Os adolescentes tiveram a oportunidade de assistir a uma pequena celebração na qual puderam entender o significado da palavra latim Corpus Christi”, explicou o responsável pela Unidade.

Já na Unidade de Internação Feminina (Ufi), além das adolescentes, também participaram socioeducandos da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), Unidade de Internação Provisória I (Unip I) e da Unidade de Internação Provisória II (Unip II).

De acordo com a gerente da Ufi, Mayra Barcelos, cada unidade fez um tapete e enviou representantes dos socioeducandos. “Por meio do tapete, cada adolescente colocou uma mensagem de amor e paz simbolizando o que deseja para a comunidade socioeducativa”, frisou.

A unidade também realizou uma celebração, que contou com a presença do padre Paulo, da comunidade de Cariacica Sede.

 

 

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard