09/04/2020 19h16 - Atualizado em 09/04/2020 19h56

Com visitas suspensas, adolescentes mantém contato com suas famílias por videochamada

A iniciativa permite que o adolescente tenha contato com sua família durante todo o período em que for necessária a restrição de entrada do público externo nas unidades socioeducativas.

Com a determinação da suspensão das visitas nas unidades para prevenir o contágio do novo Coronavírus (Covid-19), os adolescentes do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) estão mantendo contato com seus familiares por meio de videochamada.

As visitas por vídeo estão sendo ofertadas desde o início do mês de abril, quando o Iases declarou suspensas as visitas familiares nas unidades socioeducativas. A medida é temporária e foi adotada como parte do protocolo de prevenção ao contágio no novo Coronavírus (Covid-19) no sistema socioeducativo.

A iniciativa permite que o adolescente tenha contato com sua família durante todo o período em que for necessária a restrição de entrada do público externo nas unidades socioeducativas.

A comunicação por videochamadas é realizada semanalmente e será feita até que as visitas sejam retomadas. O contato é feito em local reservado para este fim e sob a supervisão das equipes técnicas e de segurança das unidades. 

“Mesmo com as visitas suspensas, é importante garantir meios para que o adolescente possa manter fortalecido o vínculo com seus familiares”, ressaltou o diretor-presidente do Iases, Bruno Pereira Nascimento.

Para o adolescente L.H.D., do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), a suspensão da visita é importante para proteger a integridade da sua família e dos outros adolescentes da unidade. Pela videochamada, ele consegue ver que seus familiares estão bem. “É muito bacana que podemos conversar por vídeo e ver que a nossa família está bem, conversei com meus irmãos, meus pais, estão todos bem e trabalhando em casa. É importante que pensaram na nossa integridade e da nossa família, pois quem vem de fora pode estar em contato com alguém contaminado”, disse.

O socioeducando L.S., também do CSE, avaliou de forma positiva a visita por videochamada, como uma medida de prevenção. “Gostei, pois não só ouvimos, mas vemos a nossa família. É uma forma de precaução não só para mim que estou aqui dentro, mas também para a minha família e toda a população. Fico menos preocupado em ver que a minha família está em casa, protegida do risco de pegar esta doença grave”, avaliou.

Protocolo de prevenção nas unidades socioeducativas

Além da suspensão das visitas, o Iases adotou outras medidas de prevenção e controle da doença, como a proibição de entrada na unidade de qualquer pessoa com sintomas de síndrome gripal; aos servidores, a obrigatoriedade de higienizar minuciosamente as mãos antes de entrar no ambiente socioeducativo; a disponibilização de álcool em gel 70% e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), como máscaras e luvas; e o reforço na higienização dos locais de trabalho. Os atendimentos ao adolescente também estão sendo feitos em espaços abertos e ventilados.

As audiências estão sendo realizadas por videoconferência, para evitar riscos de deslocamento físico. Outra medida importante é a determinação do isolamento do adolescente ingressante no sistema por 14 dias, ainda que assintomáticos, de modo a evitar a contaminação de servidores e demais socioeducandos.

Estão suspensas ainda as atividades de assistência religiosa, atividades externas pedagógicas, de escolarização, profissionalização e oficinas prestadas por voluntários ou parceiros externos. A assistência religiosa está sendo ofertada por vídeos, gravados e enviados pelas instituições que regularmente realizam atividades de espiritualidade nas unidades socioeducativas.

O Iases também recomendou que, obedecidos os cuidados de higiene e prevenção, as jornadas pedagógicas com adolescentes assintomáticos sejam mantidas e que a eles sejam oferecidas atividades de conscientização, a fim de orientá-los sobre o cenário mundial de pandemia e as formas de prevenção ao vírus.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard