08/11/2019 13h21 - Atualizado em 08/11/2019 13h22

Coleta de material para RG dos adolescentes agora pode ser feita pelo Iases

Uma profissional do Iases foi habilitada pela Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), para realizar o trâmite inicial da documentação dentro das unidades de internação.

O preparo do material para expedição das Carteiras de Identidade (RG) dos adolescentes agora pode ser feito diretamente pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). Uma profissional do Instituto foi habilitada pela Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES) para realizar o trâmite inicial da documentação dentro das unidades de internação.

Antes era necessário que profissionais da Polícia Civil fossem até a unidade do Iases, através de mutirões, para coletar os materiais para a expedição da documentação civil dos adolescentes. A partir de agora, o próprio Instituto está capacitado a coletar as digitais, assinaturas, preencher os prontuários e cadastrar toda a documentação no sistema da PCES.

Após o cadastro, a Polícia Civil classifica, confere, aprova e realiza a expedição do RG do adolescente.

O curso de capacitação aconteceu entre os dias 21 e 31 de outubro e foi oferecido pela Superintendência de Polícia Técnico-Cientifica. A servidora da subgerência de Liberdade Assistida, Prestação de Serviços à Comunidade e Atendimento ao Egresso (Subate) ligada à Gerência Técnica (GETEC), Lorena Carla Moreira Vicentini, foi a capacitada para atuar na emissão da documentação civil.

Durante a formação, foram oferecidos conhecimentos técnicos e específicos, em aulas teóricas e práticas, para habilitar a profissional na preparação do material necessário. A capacitação decorre do Convênio de Cooperação Técnica firmado entre o Iases e a Polícia Civil.

O objetivo é otimizar o processo de retirada da documentação dos adolescentes e assim garantir celeridade no acesso à cidadania. “A inclusão é uma das preocupações predominantes no processo de reinserção social dos adolescentes do Iases. Vários socioeducandos não possuem documentação civil e cabe ao Instituto providenciar meios para que estes sejam regularizados”, contou a servidora.

Lorena destacou que o treinamento vai minimizar os processos internos e extinguir etapas que ocasionalmente atrasam na finalização e expedição da documentação.

O diretor-presidente do Iases, Bruno Pereira Nascimento, ressaltou a importância de garantir que todos os adolescentes tenham a sua documentação pessoal regularizada. “O acesso à documentação civil é, dentre outros fatores, aspecto formador de inclusão social e reforça o papel do adolescente como sujeito de direitos e deveres”, disse.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard