Neste ano, foram 1.743 servidores capacitados em 61 turmas, com 1.780 horas de formação e mais de 25 temas abordados.
O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) apresentou, nesta quinta-feira (19), o resultado alcançado ao longo do ano com a oferta de cursos de formação aos servidores. Os dados foram expostos durante a Cerimônia de Encerramento do Ciclo de Formações: Iases 2019, realizado no Auditório do Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória.
O evento apresentou um balanço da oferta de cursos e formações no Iases neste ano e promoveu a certificação simbólica de servidores dos cursos de Direitos Humanos; Formação Étnico-Racial; Formação da Coordenadoria de Apoio Especializado (Caesp) e Formação Inicial, representando todos os demais que participaram das formações.
Na abertura do evento, o diretor-presidente do Iases, Bruno Pereira Nascimento, falou sobre a importância de capacitar o servidor da socioeducação. “A qualificação profissional, somada ao compromisso e dedicação dos nossos servidores, é fundamental para garantir um atendimento ao adolescente em conformidade com os direitos humanos e os princípios da socioeducação”, disse.
O evento também contou com uma apresentação cultural dos adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), que tocaram músicas em voz e violão e recitaram poemas.
O diretor de Ações Estratégicas, Fábio Modesto de Amorim Filho, apresentou o balanço das formações no Iases, por meio da Subgerência de Formação e Pesquisa (Sufop). “A educação transforma vidas. Neste ano, foram 1.743 servidores capacitados, em 61 turmas, com 1.780 horas de formação e mais de 25 temas abordados”, destacou.
Estiveram presentes no evento a diretora socioeducativa do Iases, Fabiana Malheiros, os defensores públicos Hugo Fernandes Mathias e Adriana Peres, além de servidores do Instituto, cursistas e professores.
A defensora pública Adriana Peres falou sobre a importância da parceria entre o Iases e a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES), para garantir um atendimento adequado ao adolescente que cumpre medida socioeducativa. “Todos nós da Defensoria quando entramos em uma unidade, percebemos o comprometimento dos profissionais. Agradeço às equipes do Iases e o trabalho tem se tornado cada dia mais sólido”, disse.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br