O curso ofertado pelo programa tem duração de dois anos e meio, com aulas de segunda a sexta-feira
O bom desempenho escolar e as boas notas obtidas durante o ano letivo de 2017 proporcionaram a dois adolescentes da Unidade de Internação Sul (Unis Sul), localizada em Cachoeiro de Itapemirim, uma bolsa de estudos para ingressarem no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
De acordo com o pedagogo da Unis Sul, Sérgio Giri, todos os profissionais da unidade ficaram honrados com a notícia. Segundo, essa inserção dos adolescentes no programa só evidencia a qualidade e a proposta pedagógica da Socioeducação.
“Dois socioeducandos no Pronatec 2019 é uma honra para todos nós. A inserção deles no curso técnico de informática valoriza ainda mais o trabalho realizado pelos profissionais de equipes técnica, do espaço pedagógico, de agentes socioeducativos e todos colaboradores da unidade”, disse.
A boa notícia foi dada aos jovens nesta semana. A preparação para que eles pudessem iniciar o curso técnico de informática oferecido pelo programa foi realizada em sala de aula, cumprindo o cronograma pedagógico estabelecido pela unidade.
Como será a rotina?
Durante o dia, os alunos frequentam as aulas da escola de referência da Secretaria de Estado de Educação (Sedu), iniciadas nesta terça-feira (7). Além das atividades desenvolvidas pelas equipes técnicas e de pedagogos da Unis Sul.
Já as aulas do Pronatec acontecem a noite em uma escola localizada no município, para onde os jovens são encaminhados com acompanhamento de profissionais da unidade.
Sérgio comentou que para os adolescentes a oportunidade não poderia ter sido melhor. “Eles ficaram muito felizes em poder fazer um curso que vai contribuir muito para a vida profissional”, completou.
Os cursos profissionalizantes fazem parte das medidas de ressocialização trabalhadas pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), e servem para capacitar os adolescentes e inseri-los no mercado de trabalho. O curso ofertado pelo programa tem duração de dois anos e meio, com aulas de segunda a sexta-feira.
Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado em 2011 pelo governo federal. O objetivo é ampliar as oportunidades para vagas gratuitas em cursos técnicos e de qualificação profissional, com duração mínima de um ano, e inserir pessoas de todo o país no mercado de trabalho.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases)
Paula Lima
(27) 3636 5484 | (27) 99932 7739
E-mail: asscomiases@gmail.com | imprensa@iases.es.gov.br