A atividade proporciona melhorias de natureza física, educativa e emocional no processo da socioeducação.
Adolescentes da Unidade de Semiliberdade da Serra, em Bairro de Fátima, estão participando semanalmente de aulas de dança, nas modalidades forró e salão. O projeto, iniciado no mês de julho, lança mão dos benefícios físicos e sociais trazidos pela dança para promover mudança de comportamento e melhorias na autoestima, responsabilidade e socialização.
A psicóloga responsável pelo projeto, Bianca Vitória, destacou que a atividade tem auxiliado na integração, no autoconhecimento, autocontrole, reponsabilidade e na prática do respeito ao outro. “ Durante as aulas, alguns preconceitos e tabus estão sendo desconstruídos e, aos poucos, a dança tem estimulado a transformação, perceptível por toda a comunidade socioeducativa. Os adolescentes apresentaram uma evolução significativa em seus comportamentos, discursos e isso repercutiu positivamente na convivência no espaço da Unidade e para além dela”, disse.
Na socioeducação, a atividade proporciona benefícios de natureza física, educativa e socioemocional, desenvolvendo potencialidades na coordenação, raciocínio, atenção, concentração e criatividade, além de melhorias na autoestima, cooperação e nas relações interpessoais.
A atividade acontece no próprio espaço da unidade e conta com o acompanhamento, além da psicóloga, da assistente social da unidade, Priscilla Pessoa. Durante as aulas, que são ministradas pelos instrutores de dança Jordano Gagno Brito e Elaine Nascimento, os adolescentes aprendem passos de forró. Posteriormente, a intenção é expandir a atividade para outros ritmos.
Para o instrutor Brito, é recompensador perceber como a atividade auxilia no processo de transformação de vidas. “É gratificante a oportunidade de poder colaborar como professor voluntário, pois é possível ver como algo simples pode transformar tantas vidas, nos dando a sensação de realização e compromisso social”, afirmou Brito.
Nascimento destacou a interação positiva entre os socioeducandos durante as aulas. Os adolescentes com mais facilidade auxiliam aqueles que apresentam mais dificuldade nos exercícios. Ver esta interação, o empenho e a dedicação nos enche de orgulho”, disse a instrutora.
Texto: Matheus Moraes
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br