13/11/2017 16h35 - Atualizado em 14/11/2017 08h51

Aula inaugural da Fames na Unis Sul

A Unidade de Internação Sul (Unis Sul), localizada em Cachoeiro de Itapemirim, recebeu a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) em uma parceria com o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) para inaugurar as aulas de música que serão ministradas para socioeducandos da Unidade.

A oferta de cursos de musicalização do Iases é fruto de uma articulação entre Sedh, Fames e Fapes. Anualmente, como uma atividade de extensão, a Fames oferece cursos de pequena e média duração à comunidade externa, que proporciona o conhecimento de educação musical básica, alcançando alunos das escolas públicas e privadas, população de baixa renda e integrantes da terceira idade.

No Iases, o curso de musicalização tem a expectativa de que por meio da música sejam abertas novas possibilidades de vida, e que este projeto seja uma ponte para a construção da cidadania e sensibilização para a arte.

“Estarmos reunidos, nesta manhã, para aula inaugural da Fames. Isso é motivo de celebração e confirma o compromisso com a qualificação das atividades socioeducativas e com o processo de desenvolvimento de habilidades dos socioeducandos. O universo da musicalização nos possibilita alcançar novos voos. Nossos agradecimentos à Sedh, Fames e Fapes. Agradecemos ainda o compromisso, doação e participação de todos os servidores, gestores e que juntos somos mais fortes”, disse a diretora socioeducativa do Iases, Claudia Faquinote.

Além de Claudia Faquinote, também estiveram no evento o secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu; o gerente da Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul), Silvio Resende; representante da Fames nas comunidades do município de Cachoeiro de Itapemirim, Jovania Koppe; Conselheiro Tutelar do município de Cachoeiro de Itapemirim, Sr. Jessé Pereira Martins; e a Conselheira Tutelar do município de Cachoeiro, Sra. Helizabeth Oliveira Durval.

O evento contou também com uma apresentação do músico e instrutor da Fames, Geovani Pereira Barreto, que abriu simbolicamente as aulas da Faculdade de Música na Unidade. E para finalizar, uma apresentação composta por agentes e socioeducandos.

“A música mexe com a gente, e mexe muito mais quando estamos produzindo, cantando, compondo e quando estamos tocando um instrumento, educação transforma, e esse é um lugar de transformação, lugar de mudança e de oportunidades. A música ajuda a melhorar as relações, ninguém faz nada sozinho, e igual uma banda, cada um com seu instrumento, cada um com seu talento e que no final produz uma música só, nossa vida é assim, tem sempre gente do nosso lado, e a música ajuda a construir essas boas relações, isso é importante para mudar a trajetória, sem perder a oportunidade”, falou o Secretario de Direitos Humanos, Julio Pompeu.

“Nós vamos estar também fazendo pesquisas para saber como melhorar cada vez mais esse processo, parte do que vocês vão relatar para gente com a música, a participação de vocês é fundamental, pois a música abre grandes possiblidades profissionais e também pessoais, aproveitem bastante essa oportunidade, para vivenciar a música da melhor forma possível”, afirmou o coordenador do Projeto Fames no Iases, José Benedito Viana Gomes.

Rogineiri Reis

rogineiri.reis@iases.es.gov.br