23/11/2017 12h54

Aula inaugural da Fames na Unis Norte

Para encerrar a semana de início das aulas de música que serão oferecidas pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) nas unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), foi a vez da Unidade de Internação Norte (Unis Norte), localizada em Linhares, ser contemplada.

A oferta de cursos de musicalização do Iases é fruto de uma articulação entre Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), Fames e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). A Fames já conta anualmente com uma atividade de extensão, que oferece cursos de pequena e média duração à comunidade externa, que proporciona o conhecimento de educação musical básica, alcançando alunos das escolas públicas e privadas, população de baixa renda e integrantes da terceira idade.

“Por meio da música e das atividades que os adolescentes participam, eles permitem que a música chegue em seus ouvidos, em sua alma e seus corações. Que as habilidades sejam desenvolvidas e talentos descobertos no campo da musicalização. Que a arte e a cultura possibilitem aos socioeducandos ultrapassar as fronteiras da exclusão, superar os desafios e apontar novas possibilidades em seu projeto de vida”, disse Claudia Faquinote, diretora socioeducativa do Iases.

Estavam presentes na aula inaugural o gerente da Unidade, Sérgio Durão; o coordenador da Unidade, Vagner Simplício; o subgerente da Unidade, Márcio José da Silva; a gerente da Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte), Rita Cortez; a subgerente da Unip Norte, Lorena Valfré; o subgerente de Segurança da Unip Norte, Antônio Cosvosque Junior; o chefe do núcleo de inteligência do Iases, Ângelo De Carli; o diretor de Ações Estratégicas do Iases, Jeremias dos Santos; o gerente de Segurança do Iases, Idelberth Luigi; o diretor da Fames, Paulo Henrique Ávidos Pelissari; José Roberto Santos Neves, representante da SEDH; e a coordenadora do Projeto Fames no Iases, Flávia Caitano.

O evento contou com uma apresentação do músico instrutor da Fames Willian Matos da Silva, que abriu simbolicamente as aulas da faculdade de música na Unidade.

“Acreditamos que trazendo esse curso muitos talentos serão descobertos. Ficamos muito felizes em poder realizar esse projeto, me sinto gratificado e feliz de ver a música chegando até os adolescentes”, afirmou o diretor da Fames no Iases, Paulo Henrique Ávidos Pelissari.

Além do músico, alguns dos socioeducandos também se apresentaram, declamando o Hino Nacional e a letra da música trem bala.

“Esse projeto é uma grande oportunidade de vocês aproveitarem o que a música pode proporcionar para a vida de cada um que está presente aqui, o mais importante é saber que a música é transformadora na vida de cada um”, falou o representante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, José Roberto Santos Neves.

 “Eu gostaria de pedir a vocês que aproveitem essa oportunidade, porque oportunidades como essa não acontecem em qualquer momento da vida”, expressou a coordenadora do Projeto Fames no Iases, Flávia Caitano.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação do Iases

Rogineiri Reis

Tel: (27) 3636-5484

rogineiri.reis@iases.es.gov.br

imprensa@iases.es.gov.br

 

Tópicos:
Unis Norte, Fames, Fapes, Sedh
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard