06/08/2019 12h41 - Atualizado em 06/08/2019 12h44

Atividade com jogo de tabuleiro trabalha aspectos psicossociais dos adolescentes do Iases

O jogo de tabuleiro se mostrou como um recurso favorável para o desenvolvimento dos adolescentes.

Por meio de um jogo de tabuleiro, adolescentes da Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte), em Linhares, aprenderam, de forma lúdica, lições de respeito, autoconhecimento e convivência. A atividade, intitulada “Jogando na medida: a utilização do jogo Traverse como disparador na discussão e problematização das regras sociais”, aconteceu semanalmente nos meses de junho e julho e foi finalizada na última quinta-feira (1°).

O jogo é constituído por um tabuleiro e oito peças em formato de triângulos, losangos, círculos e quadrados, nas cores azuis, amarelas, vermelhas e verdes. Vence a partida o participante que mover todas as peças de sua fileira inicial para o lado oposto do tabuleiro, movimentando-as de acordo com o seu formato.

A cada jogada, os adolescentes eram provocados a criar estratégias para superar os desafios, criando meios para avançar no tabuleiro sem desrespeitar as regras do jogo e esbarrar nas peças do adversário.

O jogo de tabuleiro se mostrou como um recurso favorável para o desenvolvimento dos aspectos motor, afetivo, cognitivo e social dos adolescentes, como contou o psicólogo responsável pelo projeto, Renato Marassati.“Do ponto de vista motor, buscou-se analisar como o sujeito se desloca no espaço, como ele lida com as peças, como se organiza. No afetivo, analisou-se como o sujeito lida com a frustação e as desvantagens dos erros e acertos. Já na cognição, podemos perceber a coordenação de suas ações, o levantamento de hipóteses e a análise das possibilidades. E por último, o ponto de vista social, que engloba as regras sociais, como lidar com o limite e com o outro”, disse.

A equipe técnica da unidade acompanhou a atividade e analisou o comportamento de cada adolescente para trabalhar os resultados nos atendimentos individuais e psicossociais. A atividade foi realizada coletivamente e cada partida contou com a participação de quatro adolescentes da fase inicial da unidade, o que também permitiu desenvolver a percepção da coletividade e do convívio social.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard