02/07/2024 17h51

Alunos da Unis Norte participam de projeto que ajuda a aprender Filosofia

Um jeito diferente de ensinar a Filosofia. Foi com essa ideia que o projeto “Café Filosófico” surgiu e está sendo aplicado junto aos socioeducandos da Unidade de Internação Norte (Unis Norte).

No último dia 18, a aula com o tema “Valores Humanos”  teve como palestrante o agente socioeducativo, Rogério Gomes. O evento contou com a equipe de professores Secretaria da Educação (Sedu) da área de linguagens e equipe pedagógica da unidade.

Idealizado pela professora de Filosofia, Ana Lúcia Brito de Souza, ela conta que o projeto surgiu a partir da necessidade de criar um espaço de diálogo e reflexão entre alunos e professores. “Nosso objetivo é promover a interação dos alunos com a disciplina de filosofia para que eles encontrem uma forma mais fácil de compreendê-la e o Café Filosófico é um espaço de troca de saberes e construção coletiva do conhecimento. Por meio do diálogo e da reflexão crítica, buscamos ampliar nossa compreensão do mundo e de nós mesmos”, explicou a professora.

Um dos alunos, o socioeducando, de 16 anos, avaliou positivamente as aulas.  “Gostei muito das aulas que acabaram sendo encontros reflexões para todos. Agradeço toda equipe que nos motivou para que este evento acontecesse”, relatou.

A professora responsável avaliou o resultado da aula com o tema “Valores Humanos”. “Foi um momento marcado por um ambiente acolhedor, ideias instigantes e um diálogo enriquecedor. Agradecemos a cada um que se dispôs a compartilhar suas reflexões, conhecimentos e experiências, tornando uma conversa ainda mais profunda e significativa. Os alunos também gostaram muito e pediram por mais momentos assim. Agradecemos a todos que acreditam o projeto”, destacou Ana Lúcia Brito de Souza.

Projeto

O projeto surgiu na Unis Norte e passou a ser aplicado este ano. O primeiro encontro aconteceu, em fase de teste, em março. Na ocasião foi feito um debate em sala de aula com o tema "A Ética”.

“A receptividade dos alunos foi positiva e a qualidade dos debates consolidaram o Café Filosófico como uma iniciativa da unidade”, destacou a professora responsável, Ana Lúcia Brito de Souza.

Ela explicou que desde então, o projeto tem abordado uma ampla gama de tópicos, incluindo questões de justiça social, ética, moral e valores humanos sempre com o objetivo de promover o pensamento crítico e a troca de ideias entre a comunidade escolar. “O sucesso do Café Filosófico tem sido evidenciado pela crescente participação e pelo impacto significativo na formação cidadã e intelectual dos alunos da Unidade”, avaliou.