29/05/2023 16h17 - Atualizado em 29/05/2023 16h18

Alunos da Unip Sul concluem curso de desenvolvimento profissional para o mercado de trabalho

Os alunos da Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul) celebraram a conclusão do curso "Desenvolvimento Profissional para o Mercado de Trabalho". O projeto foi realizado pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), por meio da Subgerência de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer (Suprec), em parceria com o Programa Qualificar ES.

As aulas aconteceram entre os dias 04 de abril e 03 de maio e foram ministradas pela professora Rhayane Ramos, com a coordenação de Sabrina Colodette, ambas do Qualificar ES. “Ao longo desse período, os alunos foram capacitados para desenvolver habilidades pessoais, profissionais e essenciais, visando tornar seu trabalho mais atrativo para um mercado de trabalho exigente”, disse a responsável pela Suprec, Sabrina Carneiro.

Com carga horária total de 24 horas, as aulas foram ofertadas no espaço escolar da Unip Sul e aconteciam duas vezes por semana, no turno vespertino. “Durante as aulas, os alunos aprenderam sobre aspectos fundamentais para o desenvolvimento profissional, abordando temas como inteligência emocional, comunicação efetiva, gestão de tempo e trabalho em equipe. Além disso, foram promovidas atividades práticas e dinâmicas para estimular o aprendizado e a aplicação dos conhecimentos adquiridos”, disse a subgerente.

Sabrina Carneiro destacou também a importância da parceria do Iases com o programa. “É uma conquista muito grande para a Suprec e muito gratificante também ter parceiros como o Qualificar ES. Seguimos a meta de ampliar as vagas para as regionais norte e sul e esperamos que esse tenha sido o primeiro curso ofertado de muitos que estão por vir”, afirmou.

A iniciativa do Programa Qualificar ES busca ofertar a capacitação e o aprimoramento dos jovens socioeducandos, proporcionando ferramentas necessárias para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

“O curso ‘Desenvolvimento Profissional para o Mercado de Trabalho’ é mais uma ação do programa que visa promover a inclusão e a transformação social, por meio da educação e formação profissional. Além disso, essa capacitação recebida pelos socioeducandos da Unip Sul representa um importante passo em suas trajetórias pessoais e profissionais, abrindo portas para um futuro promissor e cheio de possibilidades”, complementou Sabrina Carneiro.

O programa Qualificar ES

Criado em maio de 2019, o Programa Qualificar ES tem como objetivo promover a qualificação profissional do cidadão capixaba. Com foco no empreendedorismo, na empregabilidade e inovação, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), oferta cursos gratuitos nas mais diversas áreas, contribuindo para a formação profissional de milhares de cidadãos.