Para garantir e promover os direitos dos jovens que se encontram em cumprimento de medida socioeducativa de internação, Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), promoveu o alistamento militar de 175 jovens até junho deste ano. A ação é graças a uma parceria com as Juntas Militares de vários municípios.
Em Cariacica, foi possível fazer a emissão do Alistamento Militar de 49 jovens das Unidades Socioeducativas do município, sendo 24 da Unidade de Internação Provisória (Unip I), 18 do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) e sete da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis).
Essa ação foi realizada no dia 29 de junho e viabilizada por meio da parceria entre a Subgerência de Liberdade Assistida, Prestação de Serviços à Comunidade e Atendimento ao Egresso (Subate) e a Junta Militar de Cariacica.
Entre os alistados, está um jovem de 17 anos que, atualmente, cumpre medida socioeducativa no CSE. “Ele se mostrou feliz com o seu alistamento militar e almeja seguir carreira militar visando a uma mudança de vida. Afirmou que todos irão ver sua capacidade de ressignificação”, destacou a responsável pela Subgerência de Liberdade Assistida, Prestação de Serviços à Comunidade e Atendimento ao Egresso (Subate), Izabella Gomes Dias.
Além desses socioecudandos, outros 126 em todo o Estado também receberam o Certificado de Alistamento Militar (CAM) ao longo do ano. Ao todo foram 40 jovens da Unidade Metropolitana (Unimetro), em Vila Velha, 71 das Unidades de Internação Norte e Unidade de Internação Provisória Norte, respectivamente, Unis e Unip Norte; e 15 das Unidades de Internação Sul e Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul).
SERVIÇO MILITAR
O Serviço Militar Obrigatório visa ao provimento de quadros para as Forças Armadas, a partir da seleção e incorporação de jovens representantes de todas as classes sociais e regiões do País.
ALISTAMENTO
O alistamento é obrigatório para os jovens do sexo masculino que completarem 18 anos, no decorrer do ano de 2021, e deverá ser realizado no site alistamento.eb.mil.br para os jovens da classe 2003, ou na Junta de Serviço Militar (JSM), para os jovens de classes anteriores (nascidos em 2002 e anos anteriores).
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br