14/03/2019 16h48 - Atualizado em 15/03/2019 10h15

Agentes e técnicos socioeducativos participam do curso de formação em socioeducação

Agentes e técnicos socioeducativos da Regional Norte, em Linhares, participam do curso de formação inicial em Socioeducação. O objetivo é assegurar a qualificação, reforçar bases teóricas e apresentar os aspectos metodológicos e práticos que constituem a proposta político-pedagógica da instituição.

O conteúdo é baseado nos parâmetros curriculares da Escola Nacional de Socioeducação (ENS). O diretor de Ações Estratégicas, Fábio Modesto, que responde atualmente pela presidência do Iases, comentou a importância da formação para os profissionais que passam a integrar as equipes do Instituto.

“Temos o compromisso de garantir que todos os profissionais que atuam no Instituto tenham a compreensão do atendimento socioeducativo, das regras e normas prescritas no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), incluindo os parâmetros e normas de segurança. Com isso, asseguramos qualidade no atendimento socioeducativo, com direitos e deveres garantidos”, concluiu.

O curso tem carga horária de 120 horas. As aulas estão sendo realizadas na Superintendência Regional de Educação de Linhares.

O que a formação inicial contempla

As temáticas que contemplam a formação inicial são: Apresentação Institucional e o Planejamento Estratégico do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases); Introdução aos Direitos Humanos no Contexto Socioeducativo; Identidade e Adolescência: subjetividade e processos de socialização; Estatuto dos Direitos da Criança e Adolescente (ECA); Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase); Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente (SGD); Diversidades: gênero e raça; Programa de Atendimento em Meio Fechado; Ética e Responsabilização Funcional; Atuação do Socioeducador nas Medidas Socioeducativas; Diversidade Religiosa e Espiritualidade; Noções Básicas em Inteligência Socioeducativa e Introdução ao Sistema de Inteligência; Parâmetros da Segurança Socioeducativa; Gerenciamento de Crise e Noções Básicas em Primeiros Socorros.

Formação e Pesquisa

A Subgerência de Formação e Pesquisa (Sufop) coordena e executa o Programa de Formação Inicial e Continuada, voltado aos profissionais que atuam direta ou indiretamente no sistema socioeducativo do Espírito Santo.

A atuação da Sufop garante alinhamento metodológico, atualização e aperfeiçoamento curricular aos servidores já ativos. Isto é realizado por meio da formação continuada e da obrigatoriedade da formação inicial-introdutória, com referência nos princípios legais e éticos da comunidade socioeducativa e do projeto pedagógico.

Vinculado à Gerência Técnica, localizada no Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), o setor fomenta ainda o desenvolvimento e a divulgação de pesquisas e estudos sobre a socioeducação.

Profissionais que desejam colaborar com as formações iniciais e continuadas dadas aos servidores do Iases podem procurar informações através dos contatos subfop@iases.es.gov.br e 3198-0805.

Informações à imprensa:

Paula Lima