31/01/2024 15h02

Agentes do Iases participam de formação inicial sobre protocolos para o atendimento socioeducativo

Para dar início ao calendário de formações deste ano, a Subgerência de Formação e Pesquisa (Sufop) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) está promovendo a capacitação de 50 agentes socioeducativos que ingressaram no Instituto, por meio de designação temporária, nas últimas duas chamadas do ano passado. 

curso de Formação Inicial: Protocolos para o atendimento socioeducativo – Documentos legais e institucionais, instrumentos e técnicas de atuação teve início nessa segunda-feira (29) e segue até esta sexta-feira (02).  Com carga horária total de 40hs, as aulas estão sendo oferecidas no auditório e quadra da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), em Vitória.

 

A ação faz parte da formação inicial oferecida para todos os servidores que ingressam no Iases e tem como objetivo realizar a capacitação introdutória dos servidores e oferecer o conhecimento conceitual acerca da realidade institucional, marco legal, políticas públicas, práticas socioeducativas e direitos humanos, com foco na formação de um profissional que seja sujeito consciente do seu papel na Socioeducação.

“Ao capacitar os novos servidores com conhecimentos sólidos e habilidades específicas relacionadas aos protocolos de atendimento, estamos estabelecendo diretrizes claras e éticas e contribuindo para a promoção de práticas profissionais coesas e alinhadas com os princípios fundamentais do serviço socioeducativo”, afirmou a responsável pela Sufop, Hanelore de Paula.

 

Para ela, a formação inicial é necessária, pois também oferece uma compreensão aprofundada das dinâmicas sociais e das necessidades individuais dos assistidos. “Esse curso permite que os profissionais desenvolvam abordagens mais sensíveis e personalizadas. Portanto, a formação em protocolos não apenas eleva o padrão de qualidade no atendimento socioeducativo, mas também fortalece a capacidade dos profissionais de lidar com desafios complexos de maneira exemplar, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, avaliou.

Ela explicou que as convocações para participação no curso foram direcionadas aos agentes socioeducativos da 1ª e 2º Convocação para Contratação – Feminino e Masculino da Região Metropolitana. “ Todos os servidores convocados foram informados sobre a obrigatoriedade da participação da Formação Inicial em Socioeducação – Núcleo Básico (EaD) e da Formação Inicial Protocolos para Atendimento Socioeducativo (Presencial) que é essa que estamos promovendo atualmente”, explicou.

 

Entre as disciplinas do curso estão Sistema de Inteligência e seus reflexos nas Rotinas Socioeducativas ministrada pela instrutora Cristina Rebelo Nicchio, além de Técnicas de Revista Humanizada e Escolta e Condução de Adolescentes e Jovens em Cumprimento de Medida Socioeducativa: Introdução ao Uso Responsável de Tecnologias Não Letais aplicadas à Socioeducação; Técnicas de Uso das Algemas Aplicadas à Segurança Socioeducativa; Técnicas de Imobilizações táticas Aplicadas à Segurança Socioeducativa; Técnicas e Táticas de Uso e Progressão de Escudo, cujos instrutores são  Idelberth Luigi Pereira de Lima; Ryan Kroebel; Valter Lebark  e Renato Vicente.

 

 

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard