22/11/2022 12h48 - Atualizado em 01/12/2022 15h10

Agente Socioeducativo salva banhista em praia de Marataízes

Agente socioeducativo Daniel de Souza Ribeiro

O que era para ser um dia de lazer, tornou-se um dia inesquecível para o agente socioeducativo Daniel de Souza Ribeiro, de 33 anos, que atua na Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul), em Cachoeiro de Itapemirim. Isso porque, no último domingo (20), ele e uma médica prestaram os primeiros socorros e salvaram vida de um banhista de 36 anos que se afogou na praia de Marataízes.

“Eu estava na praia com a minha esposa quando vi algumas pessoas correndo em direção ao mar e fui também para ajudar. Quando olhei para a água, só vi o braço dele afundando. Assim que cheguei próximo, dois homens e uma mulher estavam retirando ele da água desacordado e ajudei a removê-lo”, contou.

Em seguida, a mulher se identificou como médica e deu início às massagens respiratórias. “Ele já estava bem pálido e sem pulso. Ficamos ali revezando as massagens por uns quatro minutos, aproximadamente, até que ele voltou a respirar. Em seguida, ele foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento da região ”, lembrou o agente.

Sobre sua atuação, Daniel confessa que na hora não pensou muito. “ Agi por impulso de querer ajudar mesmo. Eu conheço bem aquela praia, pois fui criado ali na região e isso facilitou no resgate. Além disso, eu também já fiz o curso de guarda vidas, mas nunca atuei. Acredito que eu e a Dra. Renata Baptista estávamos na hora certa e no local certo. De toda forma, ouvir aa vítima e seus parentes emocionados me agradecendo e receber a notícia de que ele está bem me deixou feliz em poder ter ajudado um pouco”, afirmou.

Daniel já atuou na Unip Sul entre 2017 e 2019 e retornou há seis meses para a unidade. Frequentador assíduo da praia de Marataízes ele lembra que na hora do afogamento, o mar estava normal para o padrão local, ou seja, ondas grandes na beira da praia, porém funda logo no início.