06/01/2022 17h01

Agente socioeducativo que sobreviveu à Covid-19 se fantasia de Papai Noel

Depois de ficar internado por 33 dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em razão da Covid-19, o agente socioeducativo José Dias, 53 anos, que atua na Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul), só tem motivos para agradecer. Por isso, em um gesto de gratidão, ele se fantasiou de Papai Noel e ajudou a distribuir presentes para 50 crianças da comunidade Monte Líbano, vizinha da Unidade localizada em Cachoeiro de Itapemirim.

“Juca”, como é conhecido entre os colegas, está no Instituto de Atendimento Sócio Educativo (Iases) desde 2014 e sempre atuou na Unidade. “A minha vida é ser Papai Noel, é alegrar as crianças. Eu faço isso há 28 anos na minha cidade, Muqui, onde distribuo balas e presentes. Ver a alegria das crianças é a coisa mais importante. Entregar um brinquedo para elas é como se tivesse dando para um filho meu”, disse Dias, que ainda se recupera das sequelas da Covid-19. 

A ação fez parte de uma iniciativa do subgerente de segurança da Unidade, Robert Azevedo Ferreira. “A ideia do Natal Solidário Unip Sul surgiu em 2017, pois trabalhava com projeto social na minha comunidade. Mas como parei de atuar lá, vi aqui na Unidade uma forma também de ajudar as crianças da comunidade vizinha e também os filhos dos adolescentes que são pais. Diante disso e com o apoio da gestão, resolvemos fazer a ação na Unidade. Nesse Natal, conseguimos presentear as crianças da comunidade com brinquedos doados por servidores, gestores da Unip Sul e também por alguns empresários”, comentou “Juca”.

Ferreira acrescentou também que esse é o primeiro ano que a entrega contou com a participação especial do Papai Noel. “Antes, não tínhamos a figura do Papai Noel fazendo as entregas dos brinquedos. Assim que soubemos que o Juca participava de um projeto de doação de brinquedos na cidade de Muqui, onde reside e que ele se vestia de Papai Noel, fizemos o convite e ele prontamente aceitou”, contou o subgerente se segurança da Unidade.

Em relação ao projeto, o agente socioeducativo disse que já tinha conhecimento, mas não tinha condições de participar. “Sempre tive vontade de colaborar aqui também e quando me convidaram foi uma satisfação muito grande, principalmente depois de ter sobrevivido à Covid-19. Vi muitos amigos indo embora e Deus me deu uma nova oportunidade. Falar de Papai Noel é falar de mim, portanto participar desse momento após tudo o que vivi foi maravilhoso”, contou.

Segundo o gerente da Unip Sul, Silvio Resende, o evento é uma rotina anual da unidade. “Ficamos muito felizes por ver o empenho dos servidores em proporcionar um pouco de carinho, alegria e acolhida para as crianças”, destacou.

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard