24/05/2023 14h34

Agente do Iases é o primeiro capixaba a participar de curso em intervenção tática durante situações de crise

O agente socioeducativo Raulino Vieira, de 36 anos, integrante da Coordenadoria de Apoio Especializado (Caesp), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), foi o primeiro capixaba a participar do principal curso do País sobre intervenções táticas em situações de crise nas unidades socioeducativas.

O IV Curso de Ações Rápidas (CAR), promovido pelo Grupamento de Ações Rápidas (GAR) do Departamento de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro (Degase), foi realizado entre os dias 06 de março e 22 de abril deste ano, no Rio de Janeiro. Das 40 vagas ofertadas, dez foram destinadas para instituições socioeducativas e/ou de segurança pública do Brasil.

Servidor efetivo do Iases há 12 anos, Raulino Vieira contou como foi o processo seletivo para ingressar no curso. “São quatro etapas: inscrição, pareceres, teste de aptidão física e teste de habilidades específicas. Participei de todas elas até ser considerado apto a participar do curso”, disse.

Sobre o curso, ele considera que foi uma superação pessoal. “Enfrentei muitos desafios, longe de casa, família e amigos durante os 47 dias de curso, mas, como representante capixaba, da categoria e da Caesp desistir nunca foi uma opção. O fim de toda jornada revela o início de outras porque a missão do especializado é essa, só termina quando acaba e não acaba nunca. Por isso, é gratificante ter um reconhecimento nacional para nossa instituição e também para a Caesp. Agradeço à minha família, aos instrutores, aos colegas do GAR, aos companheiros do Iases, representado pela DAE, por essa oportunidade ímpar”, afirmou Vieira.

Do curso

O Curso de Ações Rápidas é reconhecido como uma referência no sistema socioeducativo do País e tem como objetivo primordial capacitar agentes para intervir taticamente em situações de crise nas unidades socioeducativas, preservando vidas e garantindo a integridade física de todos os envolvidos nesse cenário.

O currículo do curso é composto por uma programação exclusiva e as aulas abrangem diversos temas, como negociação de crises, atendimento pré-hospitalar, telecomunicações, prevenção e combate a incêndios, controle de distúrbios em espaços confinados, entre outros.

Ao longo de seus oito anos de existência, o Grupamento de Ações Rápidas (GAR) tem trabalhado em âmbito nacional para valorizar a identidade do agente de segurança socioeducativo, e já formou mais de 72 operadores de segurança por meio de três edições do CAR, atendendo a um total de 966 ocorrências.