Ideia foi oferecer uma atividade fora da sala de aula, mas que pudesse ampliar o conhecimento dos adolescentes.
A chegada do outono no Espaço Pedagógico do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), em Cariacica, foi marcada pelo “Projeto Pipa”. O objetivo foi resgatar as brincadeiras antigas e estimular a criatividade, aproveitando o clima mais fresco para a prática de atividades ao ar livre.
Idealizado pela professora de educação física, Suely Cristina, a ideia do projeto foi oferecer uma atividade fora da sala de aula, mas de uma forma que pudesse ampliar o conhecimento dos adolescentes. Para isso, Suely informou que, inicialmente, os socioeducandos fizeram uma pesquisa sobre a história da pipa, através da obra “Meninos soltando pipas”, do artista plástico brasileiro, Cândido Portinari.
“Trazer os adolescentes para o pátio, resgatando uma brincadeira antiga, em consonância com os conteúdos disciplinares, não só fez com que os adolescentes exercitassem os músculos e trabalhassem os movimentos do corpo, estimulamos a criatividade e ampliamos o conhecimento deles. Além de ser uma atividade divertida ao ar livre”, informa a professora.
Suely Cristina disse ainda que os adolescentes se mostraram bastante participativos e interagiram bem. “Conversamos sobre os cuidados e métodos para empinar pipas como, não usar linha cortante (com cerol), empinar somente em locais amplos, longe de fios de eletricidade e de ruas movimentadas, ter cuidado com pessoas que estão próximas e nunca subir em lajes para soltá-las, entre outros”.
A atividade foi supervisionada pela pedagoga da Sedu, Débora Rodrigues, e contou com o apoio da Equipe Pedagógica e da Coordenação de Segurança do Espaço Pedagógico.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Paula Lima
(27) 3636 5484
paula.ximenes@iases.es.gov.br | asscomiases@gmail.com