06/02/2020 14h26

Adolescentes participam da elaboração do Programa Institucional de Atendimento ao Egresso

O Programa está em fase de construção e trará as diretrizes de suporte e acompanhamento dos adolescentes e jovens egressos do sistema socioeducativo.

Adolescentes do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) participaram, nessa segunda-feira (03), da elaboração do Programa Institucional de Atendimento ao Egresso. Durante o encontro, eles expressaram através de figuras, frases, músicas e outros símbolos suas perspectivas de futuro após o cumprimento da medida socioeducativa. Os trabalhos serão utilizados para ilustrar o documento.

O Programa, que está em fase de construção, trará as diretrizes de suporte e acompanhamento dos adolescentes e jovens egressos do sistema socioeducativo. O objetivo é criar uma rede de proteção no processo de reintegração social, no retorno ao convívio familiar, comunitário e na inclusão política e econômica, rompendo o ciclo infracional.

Participaram do encontro adolescentes da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), da Unidade de Internação Provisória I (Unip I), da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), da Unidade Feminina de Internação (UFI), do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) e das unidades de Semiliberdade da Serra e de Vila Velha.

A subgerente de Liberdade Assistida, Prestação de Serviço à Comunidade e Atendimento ao Egresso (Subate), Izabella Gomes Dias, destacou que a participação do adolescente na elaboração do documento é fundamental para a promoção do protagonismo juvenil, bem como para uma gestão participativa do sistema socioeducativo. “O encontro possibilitou a construção de valores conjuntos, frente às necessidades na vida dos adolescentes e jovens”, destacou. 

Para a realização dos trabalhos, estiveram presentes servidores do Iases, o educador da Rede Aica, instituição responsável pela medida socioeducativa de meio aberto da Serra, Edcarlos Rodrigues do Sacramento; o professor do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, André Wallace de Freitas, além de membros da Comissão de Elaboração do Programa Institucional de Egresso das Medidas Socioeducativas.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard