Cartazes, essências e sabonetes foram alguns dos itens produzidos por eles e apresentados no evento.
Nessa quarta-feira (26), adolescentes do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) participaram da Feira de Cursos do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha. No evento, eles apresentaram os produtos desenvolvidos durante as aulas dos cursos de qualificação profissional, em diversas áreas.
Os adolescentes que participaram são estudantes de Administração, Robótica, Marketing, Informática, Auxiliar Administrativo, dentre outras áreas. As aulas são ministradas dentro das unidades de internação, mas obedecem ao planejamento pedagógico do CEET.
Na feira, os adolescentes apresentaram aos visitantes e demais estudantes do CEET o resultado do trabalho desenvolvido em sala de aula, dentro da temática “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. Cartazes, essências e sabonetes foram alguns dos itens produzidos. O evento é uma mostra do que será apresentado na Semana de Ciência e Tecnologia, em outubro.
De acordo com a subgerente de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer do Iases, Sabrina Carneiro, o evento permite uma aproximação com o mercado de trabalho, além de ser um espaço para interação com os demais alunos do CEET. “A feira possibilita vislumbrar a inserção no mercado de trabalho de forma mais efetiva, além de fazer com que os socioeducandos se sintam alunos do CEET, que desenvolvam o sentimento de pertencer àquele espaço, apesar de estudar dentro da Unidade”, disse.
Além de apresentarem seus produtos, os adolescentes puderam conferir os trabalhos desenvolvidos por outros estudantes. Eles também participaram de uma visita guiada às instalações do CEET e conheceram de perto suas salas e laboratórios.
Estiveram na feira os socioeducandos do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), da Casa de Semiliberdade de Vila Velha, além de egressos do sistema socioeducativo.
A oferta de cursos profissionalizantes aos socioeducandos é resultado do compromisso do Iases – em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) –, de viabilizar cada vez mais oportunidades de ensino e capacitação para os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br