Incentivar o exercício da interpretação de textos com os socioeducandos, estimular a aprendizagem de forma coletiva, dinâmica e interativa, além de gerar a reflexão crítica sobre questões sociais relevantes. Esses são alguns dos objetivos do projeto “Papo Reto Leitura”, que é desenvolvido pela Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (Gold) em três unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).
Ao todo, 60 adolescentes e jovens estão sendo beneficiados com as oficinas que acontecem sempre às terças e quintas-feiras na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), Unidade de Internação Provisória (Unip I) e Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE).
“As atividades são organizadas em quatro oficinas com duração de duas horas e buscam incentivar os socioeducandos a refletirem sobre temas sociais pertinentes como pobreza, racismo, machismo, consumismo, entre outros. O projeto busca também contribuir para o desenvolvimento de habilidades interpessoais e amadurecimento dos participantes e ainda agenciar
espaços de promoção de autonomia e discussões que levem em consideração os conhecimentos dos adolescentes e jovens”, disse Leidiane Santana Rocha, assistente social da Subgerência de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer (Suprec), setor do Iases responsável por articular as ações nas Unidades.
O projeto é financiado pela Secretaria da Cultura (Secult). “Todos os participantes receberão uma camiseta para ser utilizada como uniforme durantes as atividades do projeto e um kit guloseimas contendo doces para incentivá-los a participarem”, informou Leidiane Santana Rocha.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial