06/02/2019 16h32 - Atualizado em 07/02/2019 11h50

Adolescentes do Iases voltam às aulas nas Unidades Socioeducativas

Os adolescentes têm aulas no interior das próprias unidades de internação em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu)

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa nas unidades da Grande Vitória e nas Regionais Norte e Sul, do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), iniciaram mais um ano letivo nesta terça-feira (05). Eles estão matriculados, nos ensinos médio e fundamental, em escolas referência da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e são escolarizados no interior das próprias Unidades de Internação.

Na primeira semana de aula, além das atividades já programadas no currículo escolar, os socioeducandos participam de diversas dinâmicas que incentivam a integração, a curiosidade, autoestima e valores humanitários como direitos e deveres dos adolescentes, de seus familiares e da sociedade.

De acordo com a diretora da Socioeducação, Fabiana Malheiros, a volta às aulas é sempre positiva e conta com muito empenho das equipes pedagógicas das unidades e dos professores da Sedu.

“O retorno é sempre com muito entusiasmo, porque contamos com um trabalho de muita dedicação de todos os profissionais envolvidos com a escolarização na Socioeducação. Além disso, percebemos a expectativa dos socioeducandos, e isso estimula ainda mais o trabalho que realizamos”, comentou.

Escolarização

A escolarização em todas as unidades do Iases é realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e acontece em escolas localizadas dentro das unidades nos períodos matutino e vespertino.

As disciplinas seguem a grade curricular da rede estadual de ensino e são ministradas por professores da Sedu. Na jornada pedagógica dos adolescentes também estão inseridos cursos profissionalizantes, atividades esportivas e culturais, lazer e convivência familiar e comunitária.

Jornada de Planejamento Pedagógico (JPP)

As equipes de pedagogos do Iases e aproximadamente 100 profissionais das equipes de professores e pedagogia da Sedu participaram da Jornada de Planejamento Pedagógico (JPP) que aconteceu no dia 04.

O planejamento tem como objetivo trabalhar temas ligados à educação no sistema socioeducativo e seus desafios. Além disso, foram feitos debates sobre postura e ética profissional, normas e procedimentos de segurança, o papel do pedagogo na socioeducação, os programas das unidades, dentre outros temas referentes à educação socioeducativa.

Também foram realizadas palestras como a “Comunicação não violenta”, dinâmicas de grupos e abordado o novo currículo proposto pela Secretaria de Educação, que é a base curricular capixaba.

Informações à imprensa
Paula Lima