15/04/2019 17h55 - Atualizado em 17/04/2019 11h48

Adolescentes do Iases são aprovados no processo seletivo do curso de idiomas da Sedu

As aulas tiveram início nesta segunda-feira (15) nas unidades do CEI mais próximas da unidade socioeducativa de cada um deles.

Socioeducandos do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) foram aprovados no processo seletivo do Centro Estadual de Idiomas (CEI), da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), que oferece cursos de inglês e espanhol.

Dezesseis dos 19 adolescentes do Iases que foram inscritos para concorrerem a uma vaga nas unidades do CEI foram selecionados e iniciam, a partir desta segunda-feira (15), o curso de idiomas.

A diretora da Socioeducação do Iases, Fabiana Malheiros, comemorou o resultado e a importância da aprovação dos socioeducandos. “Estamos muito felizes com o resultado. Tivemos quase 100% de aprovação na primeira vez em que temos adolescentes concorrendo a uma vaga para o curso de idiomas. É um incentivo para termos mais inscritos nos próximos anos”, afirmou.

Fabiana Malheiros disse ainda que ampliar a educação, para além do currículo escolar, é dar mais possibilidades para o futuro dos adolescentes. “Eles podem vislumbrar mais oportunidades. Um segundo idioma abre caminhos e eles poderão dar continuidade quando não estiverem mais cumprindo medida e até ter a chance de participar de intercâmbios”, finalizou.

Classificação

Para a classificação dos adolescentes foram considerados o desempenho e frequência nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira e ter estudado todo o Ensino Fundamental em escola pública.

De acordo com a subgerente de Espiritualização e Escolaridade, Frantieska Monteiro, os adolescentes selecionados são das unidades da região Metropolitana e das Regionais Norte e Sul. Sendo uma adolescente da Unidade Feminina de Internação (UFI), sete adolescentes da Unidade de Internação Provisória I (Unip I) e um da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), localizadas no conjunto de Cariacica.

A adolescente da UFI comentou a alegria de realizar o sonho de fazer um curso de inglês. “Estou me sentindo muito importante e feliz. Sem palavras e com orgulho de mim, porque sempre quis fazer um curso de inglês, mas nunca tive oportunidade. A que estou tendo agora vai me ajudar muito”, disse M. A. S., de 16 anos.

Nas Unidades de Internação Socioeducativa (Unis) da Regional Norte, em Linhares, e Regional Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, foram classificados quatro alunos. Sendo três da Unis Norte e um da Unis Sul.

O Centro Estadual de Idiomas, além de promover o aprofundamento dos estudos em uma segunda língua, promove também a mobilidade acadêmica dos estudantes por meio do programa Intercâmbio Sedu.

Como será?

Os adolescentes vão fazer o curso do idioma escolhido por eles – inglês ou espanhol - seguindo o contraturno escolar. As aulas serão no polo do Centro Estadual de Idiomas (CEI) mais próximo da unidade socioeducativa de cada um deles.

Informações à imprensa:

Paula Lima