27/07/2020 17h15 - Atualizado em 27/07/2020 17h16

Adolescentes do Iases participam de encontro virtual de Práticas Restaurativas

O primeiro encontro foi realizado por videoconferência, com socioeducandos da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), em Cariacica.

Na última quarta-feira (22), o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) deu início aos encontros virtuais de práticas restaurativas com adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa. O primeiro encontro foi realizado por videoconferência, com socioeducandos da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), localizada em Cariacica.

Os encontros são orientados pela técnica “Círculo de Diálogo de Construção de Paz” e integram as ações de implementação da Justiça Restaurativa no Iases, cujo projeto é vinculado à Coordenadoria das Varas da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES).

O Iases já possui uma programação de encontro de práticas restaurativas ofertadas aos seus servidores, com o objetivo de capacitá-los e torná-los facilitadores para atuar com ações que promovam a cultura da paz na socioeducação. A partir de agora, o projeto-piloto de círculos virtuais também inclui adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

A metodologia na modalidade virtual foi estruturada com a orientação da juíza e coordenadora da Infância e Juventude do TJES, Patrícia Neves. Os círculos foram adaptados para a modalidade on-line, como medida de prevenção ao contágio do novo Coronavírus (Covid-19).

Nesta primeira edição, três adolescentes participaram do encontro, conduzido pela psicóloga, servidora do Iases e instrutora de Círculo de Diálogo, Inayha Dalvi e pela também psicóloga, servidora do Iases e facilitadora de Círculo de Diálogo, Sílvia Neitzel.

Inayha Dalvi contou sobre a importância de incentivar a participação dos adolescentes nos encontros. “Trabalhar o acolhimento com os profissionais e com os adolescentes do Iases é uma forma de fortalecer os vínculos interpessoais, durante o cumprimento das medidas socioeducativas, além de ser uma forma de ofertar acolhimento e afeto em tempos de incertezas”, disse.

A psicóloga ainda destacou que a intenção é ampliar os encontros de práticas restaurativas na modalidade virtual para os adolescentes das demais unidades de internação do Estado.

A juíza e coordenadora da Infância e Juventude do TJES, Patrícia Neves, destacou o relevante engajamento dos servidores para que o projeto-piloto de encontros virtuais fosse colocado em prática. “Ao oportunizarem a realização do círculo-piloto no País, oportunizaram ao Espírito Santo demonstrar que sim, há enormes mudanças e uma realidade diferente. Há profissionais valorosos, que se doam para que vidas sejam mudadas”, destacou.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard