“Foi bom fazer a prova, pois vai servir para adiantar os estudos caso conquiste aprovação”, foi uma das frases ditas por um socioeducando do Instituto Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), que participou do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa (ENCCEJA PPL). O exame foi aplicado nos dias 19 e 20 deste mês.
No primeiro dia foram aplicadas as provas para certificação do Ensino Fundamental: Ciências Naturais; História e Geografia; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e Matemática. No último dia foram aplicadas provas para certificação do Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias.
Mais de 500 socioeducandos do Iases participaram da prova que ocorreu em dois turnos. Pela manhã, das 9h às 13h (horário oficial de Brasília) e a tarde, o início foi às 15h e o término às 20h.
Na realização da prova, os agentes socioeducativos fizeram parte da equipe de campo na atribuição de chefe de sala, aplicador de prova e fiscal e a pedagoga de referência da escola como coordenador pedagógico. A equipe passou por capacitação prévia, sendo entregue material com informações gerais e manuais do chefe de sala e do aplicador.
“Este foi um momento para testar os meus conhecimentos, além disso, pode ajudar a conseguir um emprego com mais facilidade”, disse C. A. D. S. J. 16 anos.
O Exame é destinado a pessoas submetidas a penas privativas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. Cada unidade prisional e socioeducativa conta com um responsável pedagógico para representar os participantes na inscrição e certificação. Ele é o responsável pela inscrição e por repassar todas as informações necessárias aos participantes. Para participar do Encceja PPL é preciso ter, no mínimo, 15 anos de idade para quem busca a certificação do Ensino Fundamental; e 18 anos para quem busca a certificação do Ensino Médio.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iases
Rogineiri Reis
Tel: (27) 3636-5484
rogineiri.reis@iases.es.gov.br
imprensa@iases.es.gov.br