10/02/2020 13h27 - Atualizado em 10/02/2020 17h12

Adolescentes do Iases iniciam cursos profissionalizantes nesta segunda-feira (10)

Primeiro ciclo de cursos contempla unidades socioeducativas na Grande Vitória com qualificação nas áreas de Informática Básica, Moda Criativa e Robótica.


A partir desta segunda-feira (10), o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) dá início à oferta anual de cursos profissionalizantes aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. As aulas acontecem em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional (Secti).

O primeiro ciclo de cursos, que irá contemplar as unidades socioeducativas localizadas na Grande Vitória, trará qualificação nas áreas de Informática Básica, Moda Criativa e Robótica. Esta oferta inicial tem carga horária de 60 horas, com previsão de acontecer até abril. Ao todo, serão oferecidos quatro ciclos de cursos em 2020.

Uma novidade que chega ao calendário de profissionalização do Iases é a formação na área de Recreação, que será ofertada na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), em Cariacica. O objetivo do curso é trazer conhecimento sobre formas de promover interação entre crianças, jovens e adultos, por meio de conteúdos lúdicos e pedagógicos.

A subgerente de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer (Suprec), Sabrina Simora Carneiro, destacou o papel do Instituto na garantia do acesso à educação ao adolescente em cumprimento de medida socioeducativa. “A oferta de cursos de qualificação profissional é uma maneira de zelar pela garantia dos direitos do adolescente, seja com cursos voltados para a cultura, para o esporte, ou demais áreas. É um grande avanço quando conseguimos somar a oferta do curso ao interesse do adolescente”, disse.

A oferta de cursos aos adolescentes do Iases acontece tanto na modalidade presencial quanto on-line, por meio da estrutura dos laboratórios de informática localizados nas unidades socioeducativas. A subgerente ainda destacou que a expectativa é aumentar a oferta de cursos presenciais nas Regionais Norte e Sul do Estado.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484 / 99985-2797
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard