21/11/2019 18h15 - Atualizado em 28/11/2019 17h46

Adolescentes do Iases estão entre os primeiros colocados no concurso de redação da DPU

O concurso trouxe nesta 5ª edição o tema “Defender direitos, evitar desastres: Como o acesso à justiça contribui para o desenvolvimento sustentável”.

Adolescentes do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) estão entre os primeiros colocados da 5ª edição do Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU). O resultado final foi divulgado nessa segunda-feira (18).

Na categoria ampla concorrência, voltada aos estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, conquistou o 1° lugar o adolescente E.R.R.A, do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), em Cariacica. Em 3° lugar ficou L.G.N, socioeducando da Unidade de Internação Provisória I (Unip I), localizada no mesmo município. Na modalidade medidas socioeducativas, os adolescentes J.A.L.A, e G.M.S, da Unidade de Internação Sul (Unis Sul), em Cachoeiro de Itapemirim, alcançaram o 1° e o 2° lugar.

Nesta edição, o concurso trouxe uma reflexão sobre sustentabilidade, com o tema “Defender direitos, evitar desastres: Como o acesso à justiça contribui para o desenvolvimento sustentável”. Em todo o País, mais de oito mil participantes e 516 escolas foram inscritos para concorrer à premiação.

A subgerente de Escolarização e Espiritualidade do Iases, Frantieska Monteiro, destacou a importância deste resultado para que os adolescentes vislumbrem novos caminhos e oportunidades. “O resultado do concurso demonstra o trabalho em equipe, sério e o comprometido, dos nossos professores e servidores com a educação. Para nós é muito gratificante, é um incentivo à leitura e à escrita dos adolescentes”, disse.

O jovem E.R.R.A falou sobre a felicidade de conquistar a aprovação em 1° lugar. “Quando damos o nosso melhor, coisas boas acontecem. Não sabia que tinha tanto potencial, esta oportunidade me faz sentir mais autoconfiança", comemorou.

Ele também contou como foi a preparação para alcançar o resultado. “Desde o primeiro momento produzi a redação com o desejo de obter sucesso. Me aprofundei e conheci mais sobre o assunto, através de pesquisa em livros didáticos e troca de informação com os professores”, explicou.

Os classificados receberão um tablet (1° lugar), uma máquina fotográfica (2°) e um autofalante (3° lugar). Os prêmios serão entregues aos vencedores pela Defensoria Pública da União no Espírito Santo, em Vitória, no dia 06 de dezembro.

 Preparação

Durante o período de preparação, o tema do concurso foi trabalhado em diversas atividades nas unidades socioeducativas. Palestras, mesas redondas e simulados foram realizados para que os adolescentes testassem seus conhecimentos, desenvolvessem domínio sobre o assunto e a estrutura do texto. A temática também foi trabalhada em sala de aula e os alunos foram orientados pelos professores da Secretaria de Educação (Sedu) Junior Nascimento Oaski, Fernanda Gonçalves de Almeida, Lidiane Machado Magri e Marcos Antônio Bento da Silva.

Para a professora Fernanda de Almeida, o resultado do concurso é consequência de um trabalho árduo de preparação. “De desafio em desafio, o esforço compensou e o resultado veio. O mérito é todo do aluno, que se dedicou, ouviu e seguiu todos os conselhos e orientações”, ressaltou.


Concurso de Redação da DPU

Com o objetivo de fomentar e promover a educação em direitos humanos nas escolas públicas em todo o País, o Concurso de Redação da DPU é direcionado ao Ensino Fundamental e Médio, incluídos os alunos da modalidade Jovens e Adultos (EJA) e aqueles em cumprimento de medida socioeducativa de internação ou em situação de privação de liberdade. Além dos alunos, também puderam participar internos do Sistema Penitenciário Federal e os servidores do sistema socioeducativo e penitenciário nacional.

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard